Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Segunda edição da Semana Franco-Uspiana começa no dia 18 de setembro

Segunda edição da Semana Franco-Uspiana começa no dia 18 de setembro

por Matheus Nistal - publicado 01/09/2023 12:20 - última modificação 12/09/2023 16:25

Eventos criarão oportunidades para novos projetos franco-brasileiros

Semana Franco Uspiana - 2023Uma série de conferências e cursos, todos gratuitos, integrarão a “II Semana Franco-Uspiana”, que acontece entre os dias 18 e 22 de setembro em diversas unidades e campi da Universidade de São Paulo.

As atividades abordarão temas como o centenário de nascimento do escritor e jornalista Gilles Lapouge, as Amazônias, a história do livro e a diversidade no campo da ciência, tecnologia e inovação, celebrando os laços de amizade, acadêmicos e científicos existentes entre a França e a USP.

Veja a programação completa.

O objetivo da “II Semana” é criar um espaço no qual pesquisadores possam expor seus trabalhos, informar a sociedade sobre a importância da cooperação científica no plano internacional e criar oportunidades para novos laços e projetos franco-brasileiros.

A cooperação entre as instituições científicas francesas e a USP é uma realidade desde a fundação da universidade paulista, em 1934. De acordo com os organizadores, a programação visa ressaltar a importância e longevidade dessa relação, assim como seu dinamismo. Em 2023, a criação do Institut Pasteur de São Paulo e a inauguração no próximo outubro do Centre International de Recherche (IRC) du CNRS na USP são frutos desse relacionamento.

A abertura oficial, no dia 18, terá a presença de Carlos Gilberto Carlotti Jr., reitor da USP, e François Legué, conselheiro para a cooperação e a ação cultural da Embaixada da França no Brasil. O evento acontece às 9h30, no auditório Auditório István Jancsó, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Para participar é necessária inscrição prévia.

A II Semana Franco-Uspiana é realizada pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI), pelo Consulado Geral da França em São Paulo e pelo Instituto de Estudos Avançados. Também tem o apoio da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM/USP), Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) e Institut des Amériques (IdA).

Confira os eventos da “II Semana” organizados no IEA:

Exposição “Gilles Lapouge, um Barqueiro entre a França e o Brasil”

Nascido em Digne-les-Bains e formado em História e Geografia, Gilles Lapouge foi indicado pelo historiador francês Fernand Braudel a Júlio de Mesquita Filho para o posto de correspondente internacional no jornal O Estado de S. Paulo. Trabalhou por quase 70 anos no jornal paulista, onde escreveu cerca de 11 mil títulos que, segundo os organizadores da exposição, “traçaram páginas relevantes da história do jornalismo”.

“Gilles Lapouge, 100 Anos – Um Barqueiro entre a França e o Brasil” rende homenagem ao escritor, falecido em 31 de julho de 2020. A exposição acontece no saguão do IEA entre os dias 18 de setembro e 20 de outubro, de segunda a sexta das 8h às 18h. Uma mesa-redonda no dia 18 de setembro marca a abertura da exposição, às 14h30, na Sala Alfredo Bosi do IEA.

Curso “História do Livro e da Edição”

O impacto do desenvolvimento da impressão é extremamente amplo: prenuncia o nascimento de uma cultura impressa, estabelece as condições de possibilidades de mídia, tem implicações na história das línguas, das ciências, da educação, das artes gráficas, e também no plano espiritual.

O objetivo deste curso é trazer as reflexões e estudos mais atuais sobre a História do Livro e da Edição, com ênfase no estudo de caso de Imitatio Christi, além de estudar a problemática das bibliotecas públicas tendo como ponto de partida a Biblioteca Mazarine, a mais antiga biblioteca pública da França.

Este curso acontecerá em duas sessões de duas horas, no dia 19 de setembro na Sala Alfredo Bosi, no IEA. Para participar se inscreva previamente no sistema Apolo. Saiba mais no link.

Colóquio “As Amazônias, Destinos Compartilhados”

O objetivo do colóquio é promover um fórum de exposição de pesquisas, debates e organizar equipes de trabalho que abordem as questões relacionadas à Amazônia de um ponto de vista transnacional e transdisciplinar.

A proposição de uma jornada voltada para os povos, o clima, as águas, a paisagem, a economia, a política e as questões de segurança, além de outros temas guarda uma relação forte com projetos de cooperação entre brasileiros e franceses na Universidade de São Paulo. Logo, a temática é duplamente importante, ou seja, contempla os objetivos da agenda “franco-uspiana” e a necessidade de debates e equipes de pesquisa para o conhecimento e o enfrentamento dos problemas que atingem essa região.

O colóquio acontecerá no dia 20 de setembro na Sala Alfredo Bosi. Para participar se inscreva previamente no link.

Conferência “Equidade, Diversidade e Inclusão em Ciência, Tecnologia e Inovação”

Este evento tem como objetivo discutir os desafios das instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação e a implementação de políticas voltadas para ampliar a equidade, a diversidade e a inclusão. Na primeira parte do evento, haverá uma discussão ampla sobre o tema, com representantes de instituições de CT&I, do Brasil e da França. Na segunda, haverá a apresentação do relatório do projeto Gender STI.

A conferência acontecerá no dia 22 de setembro, às 14h30, na Sala Alfredo Bosi, com inscrição prévia. Saiba mais no link.