Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Exposição Gilles Lapouge, 100 Anos - um Barqueiro entre a França e o Brasil

Exposição Gilles Lapouge, 100 Anos - um Barqueiro entre a França e o Brasil

por Cláudia Regina - publicado 22/08/2023 10:20 - última modificação 13/09/2023 14:06

Detalhes do evento

de 18/09/2023 - 14:30
a 20/10/2023 - 18:00

Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Esse evento integra a II Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica

Gilles Lapouge nasceu em Digne-les-Bains, em 7 de novembro de 1923. Filho de militar, passou a infância na Argélia, formou-se em História e Geografia e, jovem, seguiu para Paris. Como declara em uma entrevista a Laura Greenhalg: “Cheguei rapaz a Paris decidido a ser poeta, como tantos outros companheiros da minha geração. Talvez até pelos militares que tinha na família e pelo que passamos na Guerra, cheguei a dedicar poemas a todos os soldados do mundo” (OESP, 2009).

De Paris a São Paulo, tudo aconteceu após o historiador Fernand Braudel o ter descoberto e indicado a Júlio de Mesquita Filho para ocupar um posto de correspondente internacional n’O Estado de S. Paulo. Era 1951 e Gilles Lapouge iniciou, ainda sem assinar, suas primeiras matérias na área de Economia. A primeira matéria assinada será impressa em 1954 e, daí em diante, uma miríade de artigos, que conformam mais de 50 volumes da Pléiade, segundo os cálculos do jornalista, ou perto de 11 mil títulos, segundo os cálculos do jornal, vieram a traçar páginas relevantes da história do jornalismo e a formar diferentes gerações de leitores.

A Exposição “Gilles Lapouge, 100 Anos – Um Barqueiro entre a França e o Brasil” não pretende esgotar a persona e a produção desse grande escritor e jornalista que estabeleceu um “duplo olhar” sobre a cobertura jornalística internacional, ao mesmo tempo que imprimiu sua marca literária na ampla bibliografia hoje inscrita em diversas línguas.

Ao render homenagem a Gilles Lapouge, falecido em 31 de julho de 2020, em Paris, convidamos os leitores a rever algumas de suas matérias brilhantes, talvez, estrelas perdidas nessa constelação que ele mesmo criou. E a inspirar jovens jornalistas, escritores e pesquisadores que se aventuram na galáxia da cultura impressa.

Gilles Lapouge, esse barqueiro, como ele mesmo se definiu, deixou-se certamente guiar pelas estrelas ao derramar o mar de palavras que o ligou de forma indelével ao Brasil.

Visitação: de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, Saguão Instituto de Estudos Avançados/USP

Mesa de abertura da Exposição

18 de setembro, das 14h30 às 17h

Yves Teyssier d'Orfeuil (Cônsul Geral da França em São Paulo)