Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário tratará do resgate do valor do cidadão como componente da gestão metropolitana

por Mauro Bellesa - publicado 06/05/2019 13:55 - última modificação 06/05/2019 16:03

Posse do Conselho Municipal de Habitação da cidade de São Paulo - 2014
Posse do Conselho Municipal de Habitação de São Paulo em junho de 2014

De acordo com os pesquisadores da Escola da Metrópole (núcleo de apoio à pesquisa sediado no IEA), a partir do Plano Diretor Estratégico de 2014, a cidade de São Paulo "acentuou uma nova apropriação da cidade e do urbano, na escala da pessoa, valorizando o espaço público e democrático como espaço da cidadania e do 'viver' a cidade". Isso foi obtido, afirmam, por meio de políticas integradas que reforçaram a importância da gestão transversal (intersetorial e multidisciplinar).

Para discutir ações que resgatam, nas mais diversas áreas (transporte, cultura, tecnologia, instrumentos participativos, políticas de inclusão etc.), "o valor da pessoa, cidadã e sujeita de direitos, como componente essencial e combustível da gestão metropolitana", a Escola da Metrópole realiza, no dia 14 de maio, às 8h30, o seminário Cidades para Todos e para Cada Um: Construindo Metrópoles Sustentáveis e Democráticas.

Relacionado

1º Seminário

MIDIATECA

Será o segundo encontro do ciclo Políticas Públicas na Escala Metropolitana: Dimensões Espaciais e Territoriais e Desafios Institucionais. Assim como no primeiro seminário, haverá a participação de um pesquisador estrangeiro para apresentar estudo de caso de uma metrópole não brasileira.Desta vez, isso será feito pela socióloga e planejadora urbana Claire Colomb, da The Bartlett School of Planning da University College London, Reino Unido.

Os outros expositores serão: Eduardo Vasconcelos (Associação Nacional de Transportes Públicos), Simão Pedro (ex-secretário de Serviços da cidade de São Paulo), Elaine Mineiro (Fórum de Cultura da Zona Leste) e Sérgio Leitão (Instituto Escolhas). A coordenação será de Ana Estela Haddad (IEA e Faculdade de Odontologia da USP).

A participação no evento é gratuita e aberta a todos os interessados, mas requer inscrição prévia online. Não há necessidade de inscrição para assistir ao evento ao vivo pela internet. A realização do seminário tem o apoio de: Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (LabHab), Centro de Estudos da Metrópole, Pró Reitoria de Pesquisa da USP, Capes e SciencesPo (França).

14 de maio, 8h30
Auditório IEA, rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento público, gratuito e com inscrição prévia (sem inscrição para assistir ao vivo pela internet)
Mais informações: com Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678