Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Em 2023, Cátedra Oscar Sala e Pró-Reitoria de Pós-Graduação voltam a oferecer disciplina sobre economia, cultura e poder na internet

por Fernanda Rezende - publicado 22/02/2022 15:45 - última modificação 02/01/2023 12:12

A matrícula poderá ser feita a partir de 6 de janeiro.

A disciplina Economia, Cultura e Poder na Internet, criada em 2021, será oferecida novamente em 2023, e poderá ser cursada por todos os alunos de pós-graduação da USP regularmente matriculados. Correspondendo a quatro créditos e somando um total de 60 horas, é ofertada pela Cátedra Oscar Sala e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

O objetivo é qualificar as discussões sobre as dimensões técnicas, econômicas, políticas, jurídicas e culturais da internet, contribuindo para a construção de políticas públicas na área.

A disciplina está organizada em 15 encontros, com aulas teóricas e seminários, e estruturada em quatro módulos temáticos distintos e complementares: Fundamentos técnicos e conceitos da Internet; Economia Política da Internet e Liberdade; Direito na Era Digital; e Internet e Cultura.

As aulas serão a distância, via plataforma de conferência remota, às quintas-feiras, das 17h às 19h45, e terão início em 16 de março. A matrícula poderá ser feita a partir de 6 de janeiro, via sistema Janus.

De acordo com a coordenação da cátedra, as aulas abrirão aos alunos janelas para uma compreensão atualizada da natureza da internet, seus protocolos e sua governança, bem como de seus efeitos na conformação das redes sociais, nas relações jurídicas entre pessoas, organizações e países, no mercado (com uma economia de dados que envolve novas formas de geração de valor), na arte e nas humanidades em geral.

Veja a ementa e detalhes do oferecimento da disciplina.

Resultado de parceria da USP com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a Cátedra Oscar Sala é administrada pelo IEA, onde está sediada, e pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).