Disciplina Economia, Cultura e Poder na Internet

por Rafael Borsanelli - publicado 18/02/2021 17:20 - última modificação 22/02/2021 14:17

É sabido, já há algum tempo, que a Internet nasceu de redes de computadores criadas com objetivos militares. Tratava-se de construir um sistema capaz de resistir a ataques nucleares, um dos pesadelos da Guerra Fria. Os idealizadores desses primórdios da era digital acreditavam que, se os dados estivessem guardados numa rede, e não numa só máquina, a destruição de um computador ou de alguns computadores não exterminaria as informações vitais.

A partir da década de 1970, a coisa se expandiu. Vieram as redes acadêmicas e a comunidade de usuários cresceu. A partir de 1990, a Internet se tornou acessível ao público amplo e ganhou usos comerciais. A revolução estava pronta. As relações humanas, econômicas e sociais nunca mais seriam as mesmas.

Concebida e implementada no âmbito da Cátedra Oscar Sala em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, a disciplina Economia, Cultura e Poder na Internet apresenta, a partir da história da internet, dos seus aspectos técnicos e dos parâmetros de sua governança, um panorama circunstanciado e crítico dos desafios e conflitos da vida digital que hoje afetam todas as dimensões da sociedade, em qualquer lugar do planeta.

Com caráter interdisciplinar, é oferecida para todos os alunos de pós-graduação da USP regularmente matriculados e pretende qualificar as discussões sobre as dimensões técnicas, econômicas, políticas, jurídicas e culturais da Internet, com vistas a contribuir, também, para a construção de políticas públicas na área.

A disciplina está organizada em 15 encontros com aulas teóricas e seminários e estruturada em 4 módulos temáticos distintos e complementares: Fundamentos técnicos e conceitos da Internet; Economia Política da Internet; Direito na Era Digital; e Internet e Cultura. Aspectos históricos, técnicos, jurídicos econômicos e culturais fazem parte do escopo do curso. As aulas, ministradas por renomados professores e especialistas, abrem para os alunos janelas para uma compreensão atualizada da natureza da Internet, seus protocolos e sua governança, bem como de seus efeitos na conformação das redes sociais, nas relações jurídicas entre pessoas, organizações e países, no mercado (com uma economia de dados que envolve novas formas de geração de valor), na arte e nas humanidades em geral.

Acesse aqui o programa completo com a descrição das aulas, docentes responsáveis e conferencistas convidados.

Veja a ementa e detalhes do oferecimento da disciplina.