Disciplina Economia, Cultura e Poder na Internet
É sabido que a Internet nasceu de redes de computadores criadas com objetivos militares, e objetivou construir um sistema capaz de resistir a ataques nucleares, um dos pesadelos da Guerra Fria. A partir da década de 1970, o surgimento de redes acadêmicas deu espaço ao crescimento da comunidade de usuários da “rede das redes”.
A partir de 1990, a Internet se tornou acessível ao público amplo e ganhou usos comerciais. A partir de então, a revolução estava pronta. As relações humanas, econômicas e sociais nunca mais foram as mesmas.
Concebida e implementada no âmbito da Cátedra Oscar Sala em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, a disciplina Economia, Cultura e Poder na Internet apresenta, a partir da história da internet, dos seus aspectos técnicos e dos parâmetros de sua governança, um panorama circunstanciado e crítico dos desafios e conflitos da vida digital que hoje afetam todas as dimensões da sociedade, que não mais se diferencia entre virtual e real.
Com caráter interdisciplinar, é oferecida para todos os alunos de pós-graduação da USP regularmente matriculados e pretende qualificar as discussões sobre as dimensões técnicas, econômicas, políticas, jurídicas e culturais da Internet, com vistas a contribuir, também, para a construção de políticas públicas na área.
A disciplina está organizada em 15 encontros com exposições teóricas e seminários, e foi estruturada em 4 módulos temáticos distintos e complementares: Fundamentos técnicos e conceitos da Internet; Liberdade e Economia Política da Internet; Direito na Era Digital; e Internet e Cultura. Aspectos históricos, técnicos, jurídicos econômicos e culturais fazem parte do escopo do curso. As aulas, ministradas por renomados professores e especialistas, incorporando a participação crítica e ativa dos estudantes, permitem aos alunos janelas para uma compreensão atualizada dos temas mais atuais da sociedade da informação, da natureza da Internet, seus protocolos, sua governança e, especialmente, seus efeitos na conformação das redes sociais, nas relações jurídicas entre pessoas, organizações e países, no mercado (com uma economia de dados que envolve novas formas de geração de valor), na arte e nas humanidades em geral.
Acesse aqui o programa completo (em breve) com a descrição das aulas, docentes responsáveis e conferencistas convidados.
Edições anteriores