Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Cátedras e Convênios / Cátedra Oscar Sala / Titular da Cátedra

Titular da cátedra

por Mauro Bellesa - publicado 14/05/2021 10:20 - última modificação 21/06/2022 11:46

2022

Virgílio Almeida

Virgílio Almeida - PerfilNo dia 25 de abril de 2022, o cientista da computação Virgílio Almeida assumiu como titular da Cátedra com o projeto Interações Humano-Algoritmo.

Professor emérito do Departamento de Ciência da Computação da UFMG e pesquisador 1A do CNPq, Virgílio Almeida graduou-se em engenharia elétrica na UFMG, obteve o título de mestre em ciência da computação pela PUC-RJ e o de doutor em computação pela Universidade Vanderbilt. Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Boston.

É também professor associado no Centro Berkman Klein para Internet e Sociedade da Universidade Harvard, EUA. Na mesma universidade, foi professor visitante na Escola de Engenharia, ocupando a Cátedra Capes-Harvard. Também atuou como professor visitante Fulbright na Universidade de Nova York.

Em paralelo à sua atividade acadêmica, Almeida tem atuado em instituições governamentais ligadas a políticas nas áreas de ciência e tecnologia, como o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o CGI.br, Capes e CNPq.

Almeida é membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e da Academia Nacional de Engenharia (ANE).

Chamada de pesquisadores 2022ResultadoConfirmação de interesse

2021

Lucia Santaella

Lucia Santaella - PerfilA semioticista Lucia Santaella, professora emérita da PUC-SP, tomou posse como primeira titular da cátedra em 16 de abril de 2021.

Doutora em teoria literária pela PUC-SP e livre docente em ciências da comunicação pela USP, Santaella realizou diversas pesquisas de pós-doutorado em universidades europeias e latino-americanas.

Na PUC-SP, ela leciona no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica e coordena o Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, ambos da PUC-SP.

Suas áreas mais recentes de pesquisa são: comunicação; semiótica cognitiva e computacional; inteligência artificial; estéticas tecnológicas; e filosofia e metodologia da ciência.

Santaella é autora ou coautora de 51 livros, tendo participado da organização de outros 24. Publicou mais de 200 artigos em periódicos acadêmicos no Brasil e no exterior. Nos últimos 20 anos, quatro de seus livros foram agraciados com o Prêmio Jabuti e recebeu os Prêmios Sergio Motta e Luiz Beltrão.

Atividades

Chamada de pesquisadores

Ciclo Simbioses Humano-Tecnologias