Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Mesa-redonda trata da educação para o trabalho diante da interação humanos-máquina

Mesa-redonda trata da educação para o trabalho diante da interação humanos-máquina

por Mauro Bellesa - publicado 13/10/2021 11:40 - última modificação 15/10/2021 10:51

Mesa-redonda "Inteligência Artificial e Trabalho: Os Desafios Impostos à Educação pelas Novas Interfaces Humanos-Máquina" será realizada no dia 18 de outubro, às 16h.

Trabalhador e robôO ciclo de mesas-redondas sobre os desafios que a inteligência artificial (IA) impõe a democracia discute o tema Inteligência Artificial e Trabalho: Os Desafios Impostos à Educação pelas Novas Interfaces Humanos-Máquina no dia 18 de outubro, às 16h.

Os expositores serão o especialista em gerenciamento de sistemas e IA Ibrahim Kushchu, da TheNextMinds, e do jornalista e educador especializado em negócios digitais Alexandre Le Voci Sayad, diretor da ZeitGeist - Educação, Cultura e Mídia e codiretor internacional da Unesco MIL Alliance. A moderação será da professora Dora Kaufman, do Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Faculdade de Ciências e Tecnologia da PUC-SP.

Segundo os organizadores, os debates sobre IA e trabalho concentram-se no deslocamento do trabalhador, na requalificação para novas funções e na falta de desenvolvedores de tecnologia, deixando de lado um tema igualmente urgente e pouco debatido: a necessidade crítica de que trabalhadores e profissionais sejam alfabetizados nas tecnologias de IA, "para que sejam capazes de lidar com as novas interfaces ser humano-máquina.

Para isso, "faz-se urgente introduzir nas diferentes dinâmicas de ensino - desde a educação básica - a lógica e os fundamentos da IA, conhecimento mandatório para permanecermos relevantes na vida profissional e social do século 21".

Como enfrentar esse desafio, quais caminhos seguir - particularmente do ponto de vista de políticas públicas - e quais as experiências a compartilhar são algumas das questões em discussão na mesa-redonda.

O evento é público e gratuito e será transmitido ao vivo pela internet (não é preciso se inscrever). A organização é da Área de Humanidades do Centro de Inteligência Artificial (AI Humanity-C4AI) da USP e do Observatório da Inovação e Competitividade (Núcleo de Apoio à Pesquisa sediado no IEA).

Iniciado em julho, o ciclo de mesas-redondas irá até novembro. Seu objetivo é introduzir alguns dos temas a serem debatidos no 1º Seminário Internacional Inteligência Artificial: Democracia e Impactos Sociais, que será realizado em 13 e 14 dezembro de 2021, com organização da AI Humanity-C4AI.


Inteligência Artificial e Trabalho: Os Desafios Impostos à Educação pelas Novas Interfaces Humanos-Máquina
18 de outubro, 16h
Evento online público e gratuito com transmissão ao vivo pela internet (não é preciso se inscrever)
Mais informações: iea-inovacao@usp.br
Página do evento

Imagem: Pixabay