Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / No IEA, embaixador brasileiro faz conferência e lança livro sobre a ameaça aos direitos humanos

por Fernanda Rezende - publicado 27/03/2018 15:35 - última modificação 05/04/2018 09:13

O embaixador José Augusto Lindgren Alves fará conferência e lançará seu livro “É preciso salvar os direitos humanos” no dia 6 de abril, às 14h, no IEA.

O embaixador José Augusto Lindgren Alves lançará no IEA seu livro “É preciso salvar os direitos humanos” (Ed. Perspectiva, R$ 78). No dia do lançamento, ele fará a palestra Direitos Humanos no Brasil e no Mundo, seguida por sessão de autógrafos do livro. O encontro acontece no dia 6 de abril, às 14h, com transmissão ao vivo pelo site do IEA.

Na conferência, Alves abordará os direitos humanos na mesma perspectiva que trata em sua obra, destacando a crise pela qual passa o tema. A apresentação do livro e da conferência será de Guilherme Assis de Almeida, da Faculdade de Direito da USP.

"Depois de haverem funcionado, no final do século 20, como última utopia secular universalista, capaz de mobilizar sociedades de todo o mundo, os direitos humanos parecem ter entrado em fase de descrédito”, avalia Alves. Segundo ele, a perda de popularidade da própria expressão linguística pode ser notada em sua posição secundária nos programas políticos atuais e na imprensa, comparada ao relevo obrigatório e prioritário de anos atrás.

“Mais constrangedora é, porém, a reação automática de desconforto ou decepção das pessoas quando hoje lhes dizemos que, de uma maneira ou de outra, somos ainda atuantes na matéria", afirma o embaixador ao comentar o crescente número de pessoas que qualificam os direitos humanos como desnecessários.

Sobre o palestrante

José Augusto Lindgren Alves é diplomata de carreira. Até o início deste ano atuou como Secretário-Executivo do Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos (IPPDH) do Mercosul. Há mais de 30 anos se dedica aos direitos humanos e seu sistema internacional. Eleito na qualidade de perito independente, desde 2002 é também membro do Comitê para a Eliminação da Discriminação Racial (CERD), órgão de tratado das Nações Unidas que se reúne regularmente em Genebra. Está agora em seu quarto mandato.

Direitos Humanos no Brasil e no Mundo
6 de abril, às 14h
Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito, com transmissão ao vivo pela internet