Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Workshop debate abordagens evolucionistas da cultura

Workshop debate abordagens evolucionistas da cultura

por Mauro Bellesa - publicado 25/10/2019 13:50 - última modificação 30/10/2019 09:38

No dia 13 de novembro, das 8h às 18h, o IEA realiza, com apoio da Sociedade de Evolução Cultural e da Fapesp, o workshop "Abordagens Evolucionistas da Cultura", organizado pelo etólogo Eduardo Ottoni, participante do Programa Ano Sabático em 2019.

Montagem com fotos sobre evolução culturalPesquisadores do Reino Unido, dos Estados Unidos e do Brasil renomados em suas análises complementares sobre evolução cultural estarão reunidos no workshop Abordagens Evolucionistas da Cultura, no dia 13 de novembro, das 8h às 18h, no IEA.

De acordo com o organizador do encontro, o etologista Eduardo Ottoni, professor do Instituto de Psicologia (IP) da USP em ano sabático no IEA, o objetivo do workshop é promover o debate em torno de abordagens que destacam, ao mesmo tempo, "a diversidade dos processos culturais e a natureza unicamente complexa da cultura humana".

Os temas e expositores do workshop serão:

• Introdução: Abordagens Evolucionistas da Cultura - Eduardo Ottoni (IEA e IP-USP)
  • A Descoberta da Cultura Animal - Andrew Whiten (Universidade de St. Andrews, Reino Unido)
  • Modelando a Inteligência: Como o Desenvolvimento, a Cultura e a Tecnologia Transformam as Capacidades Cognitivas Humanas - Cristine Legare (Universidade do Texas em Austin, EUA)
  • A Engrenagem na Catraca: Investigando os Mecanismos Cognitivos que Sustentam a Cultura Cumulativa Humana - Christine Caldwell (Universidade de Stirling, Reino Unido)
  • Abordagens na Investigação de Estratégias de Aprendizagem Social na Difusão Cultural - Rachel Kendal (Universidade de Durham, Reino Unido)

O workshop será em inglês, sem tradução. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados, mas requer inscrição prévia online. Quem não puder comparecer terá a oportunidade de assistir a toda programação ao vivo pela internet.

Superação de barreiras

"Nos últimos anos, tem ganhado consistência, visibilidade e relevância crescentes o debate buscando superar as barreiras epistemológicas entre, de um lado, um modelo evolucionista que relega os fenômenos culturais a um papel meramente proximal (o 'fenótipo estendido') e, de outro, visões da cultura enquanto processo exclusivamente humano e relativamente desconectado da biologia evolutiva da espécie", afirma Ottoni.

Segundo ele, as pesquisas sobre processos culturais em animais não humanos se somaram a uma discussão mais ampla em torno de perspectivas evolucionistas sobre a dinâmica da evolução cultural e suas interações de mão-dupla com a evolução molecular ("construção de nicho”, coevolução genes-cultura).

Esse processo resultou, recentemente, na criação de uma nova entidade científica, a Sociedade de Evolução Cultural (CES, na sigla em inglês), cuja conferência inaugural ocorreu em setembro de 2017, em Jena, Alemanha, com apoio do Instituto Max Planck de Ciência da História Humana.

A organização do workshop tem o apoio da CES e da Fapesp. A Comissão Científica é constituída por Ottoni e outros quatro pesquisadores: Marcelo Benvenuti, Jaroslava Valentova e Marco Varella, os dois primeiros professores e o terceiro pós-doutor do IP-USP; e Natália Bezerra Dutra, pós-doutora do Laboratório de Evolução do Comportamento Humano da UFRN.

Abordagens Evolucionistas da Cultura
13 de novembro, das 8h às 18h
Local: Auditório IEA, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento em inglês (sem tradução), gratuito e aberto ao público, mediante inscrição prévia online - Haverá transmissão ao vivo pela internet