Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Francisco Zapata discute modelos de desenvolvimento no México

Francisco Zapata discute modelos de desenvolvimento no México

por Flávia Dourado - publicado 29/05/2015 16:20 - última modificação 10/08/2015 14:44

Nos dias 9 e 11 de junho, o sociólogo Francisco Zapata, professor do Centro de Estudios Sociológicos de El Colégio de México, faz duas conferências no IEA sobre modelos de desenvolvimento no México.
Francisco Zapata
O sociólogo chileno Francisco Zapata

O sociólogo Francisco Zapata, professor e pesquisador do Centro de Estudios Sociológicos de El Colegio de México, estará no IEA nos dias 9 e 11 de junho, quando fará duas conferências sobre as relações entre modelos de desenvolvimento e transformações da sociedade mexicana. As exposições serão em espanhol e não haverá tradução simultânea.

Organizados pelo IEA em parceria com o El Colegio de México, os dois encontros acontecem às 14 horas, na Sala de Eventos do Instituto.

No dia 9 de junho, o tema será Tiempos Neoliberales en México. Zapata discutirá o florescimento do neoliberalismo e as decorrentes mudanças no mercado de trabalho do país. A exposição tratará particularmente do período de 1982-2013, marcado pela transição do modelo de industrialização por substituição de importações para o modelo de transnacionalização do mercado interno, e do modelo de dominação política centrado no corporativismo para o modelo de dominação política democrático. O debatedor será o filósofo Reginaldo Moraes, professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. A moderação ficará a cargo do sociólogo Iram Rodrigues, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

Na conferência do dia 11, Zapata falará sobre Ciencias Sociales y Desarrollo Nacional en México. Ele fará uma análise das fases pelas quais passou a relação entre ciências sociais e desenvolvimento nacional promovido pelo Estado mexicano, com foco nas transformações políticas, econômicas e sociais que se deram ao longo do processo de constituição da sociedade mexicana. Os debatedores serão o sociólogo Bernardo Sorj, professor visitante do IEA, e Lia Zanotta Machado, cientista social e professora de antropologia na UnB.

Conferencista

Francisco Zapata é graduado em sociologia pela Pontificia Universidad Católica de Chile e doutor em sociologia pela École Pratique des Hautes Etudes, França. Foi professor visitante de diversas universidades de todo mundo, entre as quais Yale University e University of Notre Dame, ambas nos Estados Unidos. Atualmente, atua como professor e pesquisador do Centro de Estudios Sociológicos de El Colegio de México, onde desenvolve pesquisas sobre movimento sindical, relações trabalhistas e desenvolvimento regional no âmbito da realidade latino-americana. Seus livros mais recentes são "Historia Mínima del Sindicalismo Latinoamericano" (2013), publicado por El Colegio de México, e "Hacia una Sociología Latinoamericana del Trabajo" (2010), publicado pela Universidad Autónoma de Yucatán.

Foto: Arquivo pessoal

Tiempos Neoliberales en México
9 de junho, às 14 horas
Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização)