Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Frederico Morais e Marcus Lontra relembram eventos artísticos que marcaram os anos 70 e 80

por Fernanda Rezende - publicado 06/11/2017 12:00 - última modificação 09/11/2017 14:16

"Do Corpo à Terra", 1970, "Domingos de Criação", 1971, e "Como Vai Você, Geração 80?", em 1984, serão relembrados pelos seus curadores: Frederico Morais e Marcus Lontra.
Domingos de Criação - MAM Rj
Domingos de Criação, idealizados por Frederico Morais no MAM-RJ

Três eventos artísticos que marcaram os anos 70 e 80 no Brasil serão debatidos na Sala de Eventos do IEA no dia 14 de novembro, às 14h30.

"Do Corpo à Terra", realizado em vários lugares de Belo Horizonte, MG, em 1970; "Domingos de Criação", que ocorreram de janeiro a julho de 1971 no Museu de Arte Moderna (MAM) no Rio de Janeiro; e a exposição "Como Vai Você, Geração 80?", sediada na Escola de Artes Visuais do Parque Laje, Rio de Janeiro, em 1984, serão relembrados pelos seus curadores: Frederico Morais e Marcus Lontra. Com inscrição prévia para quem deseja assistir pessoalmente, o evento terá transmissão ao vivo pela web.

O crítico e curador Frederico Morais falará dos eventos realizados nos 70, em plena ditadura militar. Em “Do Corpo à Terra”, ele propôs extrapolar as fronteiras dos museus e explorar novas linguagens, realizando performances, happenings e intervenções urbanas em espaços públicos da cidade – o Parque Municipal e a Serra do Curral, em Belo Horizonte.

Relacionado

Todas as notícias da Cátedra

Programação do Ciclo

Os “Domingos de Criação” foram propostos por Morais durante o período que ocupou o cargo de diretor de cursos do MAM. Viabilizando ações criativas para repensar a relação arte x educação, os eventos envolveram artistas como Antônio Manuel, Carlos Vergara, o diretor de teatro Amir Haddad e os dançarinos Klauss e Angel Vianna.

Morais trabalha na área desde 1956 e foi figura importante para a arte de vanguarda brasileira na década de 70. Em sua carreira, realizou a curadoria de 67 exposições e eventos de arte no Brasil e no exterior, além de ter publicado 39 livros de arte brasileira e latino-americana entre 1962 e 2008.

Marcus Lontra comentará a exposição “Como Vai Você, Geração 80?”, da qual foi curador ao lado de Sandra Magger e Paulo Roberto Leal. No Parque Laje, reuniu 123 artistas, dentre eles nomes que se tornaram consagrados, como Alex Vallauri, Ana Maria Tavares, Beatriz Milhazes, Cristina Canale e Daniel Senise.

Assim como Morais, Lontra é curador e crítico de arte e dirigiu os Museus de Arte Moderna, de Brasília, do Rio de Janeiro  e de Recife. Também foi secretário de Cultura de Nova Iguaçu (RJ), no governo de Lindberg Farias. Desde 1998 é diretor da Lontra Produções Culturais.

No dia 21, no mesmo local e horário, Emanoel Araújo falará sobre a exposição "Africa Africans", que aconteceu no Museu Afro Brasil em 2015, enquanto Agnaldo Farias comentará a coletânea "Meio Século de Arte Brasileira", publicada em 2006 pelo Instituto Tomie Ohtake.

Ciclo

O evento integra a programação do Ciclo "Cultura, Institucionalidade e Gestão", realizado pela Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, uma parceria do IEA com o Itau Cultural. Dividido em quatro etapas, o ciclo pretende fornecer um panorama crítico, atual e histórico da formação de uma estrutura cultural na cidade de São Paulo, pelo ponto de vista da gestão cultural em instituições. Os eventos terão como foco:

1) As relações entre arte, cultura e política;

2) O perfil de instituições culturais que fazem diferença na estrutura cultural de uma cidade como São Paulo;

3) A contribuição de certos gestores culturais na consolidação de um campo cultural no Brasil e em São Paulo;

4) O papel das exposições na representação cultural de um Brasil contemporâneo.

“A programação pretende oferecer um amplo e crítico panorama da situação da cultura no Brasil pelo viés da gestão cultural em instituições e organismos de representação cultural”, explica Martin Grossmann, coordenador acadêmico da Cátedra. Segundo ele, isso será feito por meio de uma dinâmica discursiva e reflexiva em interação direta com importantes equipamentos culturais da cidade e seus principais agentes.

A Cátedra Olavo Setúbal é resultado de uma pareceria entre o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e o Itaú Cultural. Foi iniciada em 2016 e este ano tem como titular o arquiteto Ricardo Ohtake, presidente do Instituto Tomie Ohtake.

Exposições 4: "Do Corpo à Terra", "Domingos de Criação" e "Como Vai Você, Geração 80?"
14 de novembro, às 14h30
Sala de Eventos do IEA - Rua da Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade
Universitária, São Paulo
Evento gratuito, com transmissão ao vivo pela internet