Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Gestão do Conhecimento Organizacional é tema de simpósio

Gestão do Conhecimento Organizacional é tema de simpósio

por Sylvia Miguel - publicado 07/10/2015 17:50 - última modificação 07/10/2015 17:49

Sistema Especialista de Apoio à Tomada de Decisão, software que simula decisões do mundo real, ganha lançamento de novas versões durante encontro no dia 7 de novembro no IEA.

O I Simpósio Empresarial de Tomada de Decisão - ParaDecision 2015 reunirá no dia 7 de novembro na Sala de Eventos do IEA profissionais de Sistemas Especialistas de Apoio à Tomada de Decisão para falar sobre o tema Gestão do Conhecimento Organizacional, organizado pelo Grupo de Lógica e Teoria da Ciência do IEA e Grupo de Lógica Paraconsistente e Inteligência Artificial da UNIPGratuito e aberto ao público, o simpósio acontece das 9h à 16h. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento.

O Sistema Especialista de Apoio à Tomada de Decisão é uma subárea da Engenharia de Produção que utiliza recursos computacionais para simular decisões do mundo real. O método utilizado por esses sistemas é a Lógica Paraconsistente Anotada Evidencial Et. A Lógica Paraconsistente é utilizada em países como o Japão para controlar o metrô, o trafego aéreo e processos na indústria.

A partir de modelos matemáticos, o método cruza as certezas e incertezas de um conjunto reduzido de especialistas para produzir decisões a partir da eliminação das contradições dos personagens envolvidos. Assim, simula o comportamento do cérebro humano.

Em dada circunstância, o tomador de decisão analisa o mundo real e lida com indefinições e inconsistências. Muitas vezes tem apenas um reconhecimento parcial dos fatos. Precisa dar tratamento a situações contraditórias e nem sempre triviais. Esse esquema levou ao desenvolvimento de soluções esquemáticas em que o computador busca imitar o ser humano durante o processo de tomada de decisão.

Ao extrair contradições de processos, o modelo chega a soluções mais confiáveis e eficazes, propiciando um melhor aproveitamento do conhecimento da equipe como um todo e o aumento na confiança das decisões tomadas.

Durante o encontro, serão lançadas novas versões do software de tomada de decisão: o ParaDecision-making Standard; ParaDecision-making Conference; ParaDecision-making Web; e ParaDecision-making Mobile.

A programação do encontro inclui nove oficinas sobre laboratórios de informática e uma competição em que os participantes aplicarão a análise de SWOT a um estudo de caso escolhido. Os três melhores estudos de caso serão transformados em produto pela ParaDecision, com participação de 50% da ParaDecision e 50% do grupo.

A ParaDecision é uma empresa de inovação voltada ao desenvolvimento de novas tecnologias matemáticas e computacionais. Atua na disseminação da inteligência artificial e busca promover o intercâmbio de informações e serviços entre jovens empreendedores e profissionais experientes.

As palestras de abertura serão ministradas pelo professor Jair Minoro Abe, da Universidade Paulista (Unip) e Maurício Sitta.

 


I Simpósio Empresarial de Tomada de Decisão - ParaDecision 2015
Dia 07 de novembro, das 9h às 16h
Sala de Eventos do IEA, rua Praça do Relógico, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Eventos gratuito e aberto ao público. Inscrições pelo site do evento – Transmissão ao vivo pela web
Informações: Cláudia Regina Tavares (clauregi@usp.br), telefone (11) 3091-1681
Ficha dos evento: http://www.iea.usp.br/eventos/i-simposio-empresarial-de-tomada-de-decisao-paradecision-2015