Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / América Central lança um novo IEA

América Central lança um novo IEA

por Flávia Dourado - publicado 12/02/2014 17:45 - última modificação 12/02/2016 13:24

Martin Grossmann, diretor do IEA, participa de workshop na Costa Rica para discutir a criação do primeiro Instituto de Estudos Avançados latino-americano fora do Brasil.
2º Workshop Hasta la Creación del Instituto de Estudios Avanzados (IAS) de la Universidad de Costa Rica (UCR)
Britta Padberg apresenta a proposta do Centro para Pesquisa Interdisciplinar da Universidade de Bielefeld, Alemanha

Veja mais fotos do encontro

O IEA-USP esteve presente no workshop Hasta la Creación del Instituto de Estudios Avanzados (IAS) de la Universidad de Costa Rica (UCR), que aconteceu de 10 a 13 de fevereiro, na UCR. Este foi o segundo encontro organizado pela Universidade para refletir sobre os moldes do que será o primeiro Instituto de Estudos Avançados da América Central. Atualmente, este tipo de instituição existe apenas no Brasil.

A partir dos debates travados no primeiro workshop, realizado de 12 a 14 de agosto de 2013 com o tema Hacia una Investigación Interdisciplinaria Avanzada en la Universidad de Costa Rica, decidiu-se que o IAS da UCR será inspirado no Centro para Pesquisa Interdisciplinar (ZiF, na sigla em alemão) da Universidade de Bielefeld, Alemanha, cuja proposta foi apresentada nesta segunda edição do encontro por Britta Padberg, secretária-executiva do ZiF.

Além de Padberg, Martin Grossmann, diretor do IEA-USP, e outros representantes de IEAs de prestígio de todo mundo compartilharam suas expertises para contribuir com a formatação do modelo de Instituto a ser fundado na UCR (veja abaixo a programação do encontro). Nessas discussões, o Projeto de Gestão 2012-2017 do IEA da USP foi tomado como um dos principais documentos de referência.

Como parte das atividades do segundo workshop, Grossmann também fez a exposição aberta "Um Instituto de Estudos Avançados como Semente para o Desenvolvimento Científico e Cultural de um País".

A participação do diretor do IEA-USP no encontro foi articulada por Alice Pérez, pró-reitora de pesquisa da UCR; Bernal Herrera Montero, pró-reitor de docência da UCR; José Gracia Bondía, professor honorário da UCR e Catedrático Humboldt 2014; e Werner Mackenbach, também Catedrático Humboldt.

OUTROS COMPROMISSOS

Após o workshop na UCR, Grossmann seguiu para a Cidade do México, onde teve dois compromissos nos dias 17 e 18 fevereiro: deu a conferência Arte y Espacio Público: Tensiones e Insertos para alunos da pós-graduação em sociologia e estudos urbanos do Colegio de Mexico; e participou de uma reunião para discutir o futuro do acordo entre a USP e o Colegio de Mexico, bem como a realização do segundo seminário do Projeto Comparativo Cidade do México-São Paulo, cuja edição inaugural aconteceu no IEA-USP, nos dias 20 e 21 de agosto de 2012.

Em seguida aos compromissos no México, o diretor retornou para San José, Costa Rica, onde fez a conferência Museo Ahora: Reconfiguraciones del Museo de Arte, Contextos Locales y Esfera Pública, realizada no dia 19 de fevereiro, na Fundação TEOR/éTica.

PROGRAMAÇÃO
10 DE FEVEREIRO, SEGUNDA-FEIRA
16h
As necessidades e restrições da Universidade da Costa Rica frente à criação de um Instituto de Estudos Avançados
Alice L. Pérez, UCR, Costa Rica
11 DE FEVEREIRO, TERÇA-FEIRA
9h

Um Instituto de Estudos Avançados como Semente para o Desenvolvimento Científico e Cultural de um País
Martin Grossmann, IEA-USP, Brasil

10h30
Incubadoras de Novas Ideias - Benefícios e Desafios de Institutos de Estudos Avançados Sediados em Universidades (Ubias)
Britta Padberg, ZiF, Universidade de Bielefeld, Alemanha
14h-17h
Workshop
12 DE FEVEREIRO, QUARTA-FEIRA
9h Como um Centro de Pesquisa Interdisciplinar Funciona. A Experiência Mexicana
Patricia Castañeda, CIEEH, Universidade Autônoma do México
10h Estudos interdisciplinares e transnacionais. Experiências pessoais e diálogos transatlânticos
Héctor Pérez, Professor Humboldt em 2007, UCR, Costa Rica
11h

O Método Verdadeiro e Testado para Avaliar Projetos e Propostas

Juan M. Rojo, Universidade Autônoma de Madrid, Espanha

14h- 17h Workshop
13 DE FEVEREIRO, QUINTA-FEIRA
9h-12h Workshop
14h-17h Análise Final e Recomendações