Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / IEA e Aciesp farão evento de lançamento do "Livro Branco da Água"

IEA e Aciesp farão evento de lançamento do "Livro Branco da Água"

por Mauro Bellesa - publicado 28/08/2018 14:05 - última modificação 31/08/2018 12:01

IEA e Aciesp lançam o "Livro Branco da Água" no dia 19 de setembro, às 14h, na Sala Alfredo Bosi do Instituto.

Capa do "Livro Branco da Água"Uma análise crítica sobre a crise hídrica vivenciada pela Região Metropolitana de São Paulo entre 2013 e 2015 e propostas de ações para assegurar o abastecimento futuro da região são as contribuições centrais do "Livro Branco da Água", que o IEA e a Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) lançam em encontro no dia 19 de setembro, às 14h. [Clique aqui para baixar a versão digital da obra.]

Organizado pelo Programa USP Cidades Globais do IEA, o evento terá exposições de três professores da USP integrantes do Instituto e colaboradores do livro:

• Jean Paul Metzger, professor do Instituto de Biociências (IB), autor do capítulo "A Crise Hídrica e a Qualidade da Água na Região Metropolitana de São Paulo;
  • Pedro Roberto Jacobi, coordenador do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA e professor Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente (Procam) do Instituto de Energia e Ambiente (IEE), escreveu (com Vanessa Empinotti e Edson Grandisoli) sobre "Alternativas para o Futuro da Água em São Paulo";
  • Tércio Ambrizzi, integrante do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade e professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), é autor (em parceria com Caio A. S. Coelho) do capítulo "A Crise Hídrica e a Seca de 2014-2015 em São Paulo: Contribuições do Clima e das Atividades Humanas".

Relacionado

Versão digital

O encontro é gratuito e aberto a todos os interessados, mediante inscrição prévia. Não é preciso se inscrever para assistir à transmissão ao vivo pela internet.

Com o subtítulo "A Crise Hídrica na Região Metropolitana de São Paulo em 2013-2015: Origens, Impactos e Soluções", o livro contém 12 artigos escritos por pesquisadores do IEA e convidados. Os organizadores são o biólogo Marcos Buckridge, presidente da Aciesp, professor do IB-USP e coordenador do Programa USP Cidades Globais, e o geógrafo Wagner Costa Ribeiro, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e integrante do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade.

O objetivo principal da obra é "aumentar a resiliência da sociedade que vive na RMSP às crises hídricas que possam existir no futuro", segundo os dois organizadores. Eles acrescentam que o livro permite visualizar de maneira organizada os pontos fracos do sistema hídrico da RMSP, favorecendo a produção de soluções cientificamente informadas.

Lançamento do "Livro Branco da Água"
19 de setembro, das 14h às 17h
Sala Alfredo Bosi, rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto a todos os interessados, mediante inscrição prévia