Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Nicolas Shumway fará conferência sobre impacto da cultura eletrônica nas humanidades

por Mauro Bellesa - publicado 21/02/2022 16:55 - última modificação 09/03/2022 08:31

"O Futuro das Humanidades na Era Digital", é o tema da conferência de Nicolas Shumway no dia 23 de março, às 16h, no primeiro dos oito colóquios que o Grupo de Estudos em Culturas e Humanidades Computacionais do IEA organiza em 2022.

Nicolas Shumway

Grupo de Estudos em Culturas e Humanidades Computacionais do IEA organiza, em 2022, oito colóquios a respeito do impacto da cultura eletrônica sobre a sociedade, as artes e as humanidades. O primeiro, em 23 de março, às 16h, será O Futuro das Humanidades na Era Digital, com conferência de Nicolas Shumway, professor emérito de ciências humanas pela cátedra Frances Moody Newman na Universidade Rice, EUA. Haverá transmissão ao vivo pela internet.

O encontro abordará como o acelerado desenvolvimento da tecnologia e os avanços da ciência impõem um debate sobre o modo como podem as humanidades seguir formando, ao lado da tecnologia e da ciência, o tripé do conhecimento. O coordenador do grupo, Teixeira Coelho, destaca que "ideias e práticas válidas até há pouco podem modificar-se ou desaparecer e dar lugar a novas figuras ou, simplesmente, extinguir-se".

Os debatedores serão o biólogo Marcos Buckeridge, do Instituto de Biociências (IB) da USP e coordenador do Centro de Síntese USP Cidades Globais do IEA, e Marcos Cuzziolsócio-fundador da Perceptum Software e integrante do Grupo de Estudos em Culturas e Humanidades Computacionais.

Perfil

Doutor em literatura hispânica pela Universidade da Califórnia em Los Angeles, Shumway lecionou por 14 anos na Universidade Yale, onde tornou-se professor titular. Em 1993, foi nomeado professor de literatura hispano-americana na Universidade do Texas em Austin. Entre 1995 e 2007, dirigiu o Instituto de Estudos Latino-Americanos Teresa Lozano Long da mesma universidade. De 2010 a 2017, foi reitor de Humanidades da Universidade Rice.

Shumway foi professor visitante na USP e em duas universidades argentinas: Universidade de San Andrés e a Universidade Torcuato di Tella. Seu "The Invention of Argentina", de 1991, ganhou reconhecimento internacional e foi selecionado pelo "The New York Times" como “um livro notável do ano”. A Editora da USP publicou uma tradução em português do livro em 2009. Em 2012, a Emecé lançou seu segundo livro sobre a Argentina, "Historia Personal de una Pasión Argentina", que inclui um ensaio autobiográfico contextualizando seu trabalho sobre o país, bem como um estudo de como o termo liberalismo tem sido usado no discurso político argentino.

The Future of Humanities in the Digital Age
23 de março, 16h
Evento público e gratuito com transmissão ao vivo pela internet (não é preciso se inscrever)
Mais informações: com Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678