Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / O Futuro das Humanidades na Era Digital

O Futuro das Humanidades na Era Digital

por Sandra Sedini - publicado 02/02/2022 15:05 - última modificação 12/06/2023 10:08

Detalhes do evento

de 23/03/2022 - 16:00
a 23/03/2022 - 18:00

On-line

Nome do Contato

Click Here for the English Version

O Grupo de Estudos em Culturas e Humanidades Computacionais do IEA organiza, em 2022, oito colóquios sobre o impacto da cultura eletrônica sobre a sociedade, as artes e as Humanidades.

O primeiro, em 23 de março abordará como o acelerado desenvolvimento da tecnologia e os avanços da ciência impõem um debate sobre o modo  como podem as Humanidades seguir formando, ao lado da tecnologia e da ciência, o tripé do conhecimento.

Ideias e práticas válidas até há pouco podem modificar-se ou desaparecer e dar lugar a novas figuras ou, simplesmente, extinguir-se.

O expositor, Nicolas Shumway recebeu o título de doutor em Literatura Hispânica pela UCLA em 1976. Por quatorze anos, lecionou na Universidade de Yale onde obteve o grau de professor titular. Em 1993, foi nomeado Tomás Rivera Regents Professor de Literatura Hispano-Americana na Universidade do Texas em Austin. Entre 1995 e 2007, dirigiu o Instituto de Estudos Latino-Americanos Teresa Lozano Long da UT. De 2010 a 2017, foi Reitor de Humanidades da Rice University. Ocupou cargos de professor visitante na Universidade de São Paulo e em duas universidades argentinas: a Universidade de San Andrés e a Universidade Torcuato di Tella. Seu livro de 1991, The Invention of Argentina, ganhou reconhecimento internacional e foi selecionado pelo The New York Times como “um livro notável do ano”. Em 1993, Emecé Editores publicou uma tradução espanhola do livro na Argentina e, em 2012, uma edição revisada em 2002. A Editora da USP publicou uma tradução em português portuguesa do mesmo livro em 2009. Em 2012, Emecé lançou seu segundo livro sobre a Argentina, Historia personal de una pasión argentina, que inclui um ensaio autobiográfico contextualizando seu trabalho sobre a Argentina bem como um estudo de como o termo liberalismo tem sido usado no discurso político argentino. Atualmente é professor emérito de ciências humanas pela cátedra Frances Moody Newman na Rice University.

Expositor:

Nicolas Shumway (Rice University)

Debatedores:

Marcos Buckeridge (IB e IEA/USP)

Marcos Cuzziol (IEA/USP)

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição

Evento on-line | Não haverá certificação