Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Impactos da psicanálise na teoria política contemporânea

Impactos da psicanálise na teoria política contemporânea

por Sylvia Miguel - publicado 15/10/2015 12:20 - última modificação 18/11/2015 17:38

Colóquio busca rever aproximação entre o campo fundado por Freud e Lacan e as obras de teóricos como Cornelius Castoriadis e Norbert Elias.

AO VIVO

Com a realização do Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos (Diversitas), do Instituto de Psicologia (IP) da USP e do IEA, o Colóquio sobre Psicanálise e Teoria Política Contemporânea irá debater a aproximação teórica entre esses dois campos de estudo. As conferências e mesas de debates acontecem nos dias 16 de novembro, às 19h, e 19 de novembro, das 10h às 18h, na antiga sala do Conselho Universitário, sob a coordenação do professor Paulo Cesar Endo, do IP-USP. Veja programação abaixo.

Os estudiosos mostram que Freud não reduziu sua invenção a um método de cura das doenças mentais. Em sua obra, deu lugar importante a trabalhos que dialogam com campos externos ao saber médico. A política, por exemplo, entrou em sua obra com um tratamento indireto, quando o autor tratou de temas como a civilização, a lei ou os fundamentos libidinais da liderança.

No entanto, o alcance da teoria do inconsciente para as questões políticas não foi negligenciado pelas gerações seguintes. De fato, algumas correntes de pensamento foram impactadas diretamente pela obra freudiana, ou mesmo por seus desdobramentos e releituras, como as realizadas por Jacques Lacan, de acordo com Endo.

Segundo o psicanalista, a aproximação explícita entre a teoria política contemporânea e a psicanálise recebe suas primeiras inspirações dos frankfurtianos Herbert Marcuse, Max Horkheimer e Theodor Adorno, além de Walter Benjamin.

A geração de intelectuais franceses das décadas de 60 e 70, entre eles Félix Guattari, Georges Bataille, Gilles Deleuze, Jacques Derrida, Jean-François Lyotard, Louis Althusser e Michel Foucault, ocupam seus ensaios e críticas nas possibilidades de pensar com e contra a psicanálise, diz Endo.

Pensadores políticos como Cornelius Castoriadis, Ernesto Laclau, Norbert Elias, Slavoj Zizek e Zygmunt Bauman colocam as psicanálises de Freud e de Lacan no centro de suas obras. "Muitos desses escritos seriam impossíveis de ser devidamente compreendidos sem o saber psicanalítico", ressalta o especialista.

Aproximações importantes entre os dois campos também foram feitos por Alan Badiou, Claude Lefort, Giorgio Agamben, Jacques Rancière, entre outros.

Em suma, o espólio freudiano foi especialmente vasto e rico para o pensamento político. Atualmente, é possível dizer que "Freud e a psicanálise definem formas de pensar o político, no seio da teoria política", segundo Endo.

Os debatedores buscarão aprofundar e destacar consequências importantes desses estudos. Num primeiro momento, o foco estará na produção de teóricos conhecidos por suas interlocuções com a psicanálise, entre eles, Norbert Elias e Walter Benjamin. Completam essa etapa uma conferência e uma mesa redonda sobre o pensamento de Hannah Arendt tensionado ao pensamento de Freud e ao de Lacan.

Como perspectivas futuras, esse encontro buscará contribuir nas pesquisas sobre o pensamento psicanalítico e sua interface com a teoria política contemporânea.

A organização é de André Oliveira Costa e Gabriela Costardi. Mais informações podem ser obtidas no site do evento. Serão fornecidos certificados para participantes com 75% de presença.

 

Programação

16/11/15, segunda-feira, 19h. Palestra pré-colóquio:

“Agir, perdoar, prometer: subjetividade e comunidade em Hannah Arendt”, por Adriano Correia (PPGFIL/UFG). Coordenador: José Sérgio Fonseca de Carvalho (FEUSP). Debatedor: José Moura (IPUSP).

19/11/15, quinta-feira, das 10h às 18h. Mesas de debate:

Mesa 1: 10h-12h: "Incidências do pensamento de Freud na obra de Norbert Elias", com Prof. Tatiana Savoia Landini (UNIFESP), André Costa (DIVERSTAS-USP), Prof. Paulo Cesar Endo (IP/ DIVERSITAS-USP).

Mesa 2: 14h-16h: ”Recordação, tempo e trauma: Walter Benjamin leitor de Freud". Com  Prof. Márcio Selligmann-Silva (IEL-UNICAMP), Prof. Aléxia Cruz Bretas (UFABC), Prof. Paulo Cesar Endo (IP/DIVERSITAS-USP).

Mesa 3: 16h-18h: ”Diálogos sobre liberdade: Hannah Arendt e Jacques Lacan". Com Prof. José Sérgio Fonseca de Carvalho (FEUSP), Gabriela Costardi (IPUSP).

 


Colóquio sobre Psicanálise e Teoria Política Contemporânea
Dia 16 de novembro, às 19h. Dia 19 de novembro das 10h às 18h.
Antiga Sala do Conselho Universitário. Rua da Biblioteca, s/n°, Butantã, São Paulo.
Inscrições e informações pelo  email psicanaliseteoriapolitica@gmail.com
Transmissão ao vivo pela internet
Informações: Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678.
Ficha do evento: http://www.iea.usp.br/eventos/psicanalise-e-teoria-politica-contemporanea