Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário debate implicações e modelo de análise da inteligência artificial generativa

por Mauro Bellesa - publicado 24/07/2023 11:15 - última modificação 25/07/2023 11:06

Ilustração - Inteligências individual, social e artificial

Os cientistas da computação Silvio MeiraAndré Neves, ambos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), serão os expositores no seminário Tríades das Inteligências Individuais, Sociais e Artificiais, no dia 1º de agosto, às 15h, com transmissão ao vivo pela internet (não há necessidade de inscrição).

O evento é uma realização da Cátedra Oscar Sala, convênio entre a USP e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) com atividades executadas pelo IEA e Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). O debatedor será Demi Getschko, do NIC.br. A mediação será do coordenador acadêmico da cátedra, Eugênio Bucci, jornalista e professor da Escola de Comunicação e Artes da USP.

O seminário integra a programação coordenada pelo titular da cátedra, o cientista da computação Virgílio Almeida, da Universidade Federal de Minas Gerais, que desenvolve deste abril de 2022 o projeto Interações Humano-Algoritmo.

Impactos

Meira e Neves falarão sobre a evolução da inteligência artificial (IA) generativa, abordando sua crescente presença em diversas áreas. Destacarão a importância de um entendimento aprofundado dessa tecnologia, considerando seus aspectos técnicos e, especialmente, suas implicações éticas e humanas.

Para eles, essa compreensão detalhada requer um tratamento interdisciplinar capaz de enfrentar os desafios e oportunidades que a IA generativa apresenta. Os dois defendem que essa análise inclua um modelo colaborativo de tomada de decisão, com a integração das inteligências individuais, sociais e artificiais.

Meira é graduado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mestre em ciências da computação pela UFPE e doutor na mesma área pela Universidade de Kent em Canterbury, Reino Unido. Ele é professor emérito da UFPE, cientista-chefe da Digital Strategy Company e fundador e presidente do Conselho de Administração do Porto Digital, no Recife, PE

Neves graduou-se em desenho industrial pela Universidade Federal da Paraíba e tornou-se mestre e doutor em ciências da computação pela UFPE. Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade da Beira Interior (UBI), em Portugal. É professor associado da UFPE com foco nas disciplinas de design aplicado à criação de novos produtos e negócios de base tecnológica.

Tríade das Inteligências Individuais, Sociais e Artificiais
1º de agosto, 15h
Transmissão ao vivo pela internet (não é preciso se inscrever)
Mais informações: com Sandra Sedini (), telefone (11) 3091-1678