Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Intercontinental Academia lança documentário da fase Nagoya da edição sobre o 'tempo'

por Mauro Bellesa - publicado 01/02/2018 13:40 - última modificação 02/02/2018 11:44

Instituto de Pesquisa Avançada da Universidade de Nagoya lança vídeo da fase japonesa da primeira edição da Intercontinental Academia, realizada em parceria com o IEA.

Vídeo da fase Nagoya da Intercontinental Academia sobre o "tempo"O documentário da fase Nagoya da primeira edição da Intercontinental Academia foi publicado recentemente no site do projeto.

As fases de imersão dos 13 jovens pesquisadores participantes aconteceram em abril de 2015, no IEA, e em maio de 2016, no Instituto de Pesquisa Avançada (IAR, na sigla em inglês) da Universidade de Nagoya, quando se pesquisou o tema "tempo" sob diversas perspectivas da ciência. O documentário da fase São Paulo também está disponível no site. Ainda será lançado um terceiro filme que compila as duas edições.

Com 12 minutos de duração, o vídeo de Nagoya apresenta depoimentos da maioria dos jovens pesquisadores sobre a importância do diálogo interdisciplinar a respeito dos conceitos de "tempo". Eles também falam da produção de um Mooc (Massive Open Online Course) sobre o tempo como produto final da iniciativa. Os outros depoimentos são de Hisanori Shinohara, diretor do IAR, e Martin Grossmann, diretor do IEA quando da fase São Paulo do projeto, ambos integrantes do Comitê Sênior dessa primeira edição do projeto.

Relacionado

Leia outras notícias sobre a Intercontinental Academia

Edições

A Intercontinental Academia é uma iniciativa da rede de Institutos de Estudos Avançados Baseados em Universidades (Ubias, na sigla em inglês). A parceria entre o IEA e o IAR para a inauguração do projeto teve patrocínio do Itaú Cultural e apoio de cinco instituições: Fapesp, CNPq, Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Freiburg (Alemanha), Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Waseda (Japão) e Centro de Estudos Avançados da Universidade Ludwig-Maximilians de Munique (Alemanha). A edição também contou com a Coursera (onde o Mooc sobre o tempo estará disponível em breve) como parceira.

Atualmente o projeto está nos preparativos finais para o início da terceira edição, cujo tema é "Leis: Rigidez e Dinâmica", com períodos de imersão em março de 2018, no Instituto de Estudos Avançados da Universidade Tecnológica de Nanyang, Cingapura, e em março de 2019, no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Birmingham, Reino Unido.

A segunda edição teve como tema "Dignidade Humana" e aconteceu em março de 2016, no Instituto de Estudos Avançados de Israel da Universidade Hebraica de Jerusalém, Israel, e em agosto do mesmo ano, no Centro de Pesquisa Interdisciplinar da Universidade de Bielefeld, Alemanha.