Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Intervenções de pesquisadores do IEA chamam a atenção para a situação dos rios

Intervenções de pesquisadores do IEA chamam a atenção para a situação dos rios

por Matheus Nistal - publicado 22/09/2023 15:45 - última modificação 22/09/2023 16:45

Rios passarão por intervenções artísticas em todas as regiões do Brasil

Manifesto dos rios - 2
Intervenção no rio Iquiririm

Em forma de manifesto simbolicamente assinado pelos próprios rios, um grupo de ativistas tem feito intervenções artísticas no entorno de diversos córregos do Brasil.

Os participantes pintam cobras ao lado e por cima dos rios, no caso dos tamponados, uma alusão à lenda amazônica da Cobra Grande. Os pesquisadores Victor Kinjo e Vivian Blaso, do Centro de Síntese USP Cidades Globais, integram a ação em São Paulo.

A iniciativa visa chamar a atenção para o estado de rios escondidos e mal preservados. Estudo do WWF sobre 246 grandes rios do mundo mostrou que pouco mais de um terço (37%) deles pode ser considerado um “rio de curso livre”, que é a condição para que um curso d’água mais ofereça benefícios ambientais e serviços ecossistêmicos.

Atividades em São Paulo

Uma das intervenções da dupla de pesquisadores está no rio Iquiririm, que integra a sub-bacia do rio Pinheiros. Ele nasce dentro da Cidade Universitária da USP e flui pelo Butantã, até desaguar no rio Pirajussara. Blaso ressalta que "a ativação dos espaços da cidade por meio da arte é fundamental para o engajamento e mobilização popular, o advocacy e as políticas públicas" de cidades mais sustentáveis e afetivas.

Manifestos dos rios - 1
Victor Kinjo na embarcação em que realizou intervenção artística

Outra pintura está localizada em uma embarcação que servia de palco para navegações de educação ambiental pelo rio Tietê, peças de teatro e outras intervenções artísticas. Para Kinjo, a pintura da cobra-guardiã em seu convés tem o intuito de "replantar os sonhos da navegação nos rios urbanos de São Paulo”. O barco fica atracado no Cebolão, entre os rios Tietê e Pinheiros.

Como parte da programação do Manifesto, artistas do Teatro Oficina promoverão uma alegoria no entorno do rio Bixiga, no bairro de mesmo nome. Os ativistas montarão a imagem de um dragão chinês por meio da manipulação de bambus, em uma intervenção que se soma aos pedidos de criação de um parque no local. A performance acontece às 11h do dia 24 de setembro em um terreno de propriedade privada que é o último espaço de terra livre do centro de São Paulo.

As ações acontecem ao longo da semana que antecede o Dia Mundial dos Rios, comemorado no último domingo do mês de setembro.

Veja a lista dos rios que integram o manifesto:

Bacia do Rio Formoso

Córrego do Água Preta

Córrego Ibirapitanga

Córrego Taguarruçu Grande

Represa do Rio Amazonas

Rio Anil

Rio Apeú

Rio Belém

Rio Bexiga

Rio Branco

Rio Cuiá

Rio Guandu

Rio Iquiririm

Rio Itaqui

Rio Melchior

Rio Negro

Igarapé de Petrópolis

Rio Piquiá

Rio Tapajós

Rio Tietê

Rio Tucunduba