Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Pesquisadora do IEA debate mudanças climáticas e pesca em conferência global

Pesquisadora do IEA debate mudanças climáticas e pesca em conferência global

por Sylvia Miguel - publicado 12/07/2016 15:05 - última modificação 03/08/2018 17:39

Conferência em Bangcoc pretende reunir, de 8 a 10 de agosto, as melhores práticas de adaptação às mudanças climáticas associadas ao setor pesqueiro.
Home População Ribeirinha no Pará

Pesca, populações ribeirinhas e medidas de adaptação às mudanças climáticas serão temas de encontro

Uma conferência global vem sendo proposta pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para discutir experiências práticas sobre adaptação às vulnerabilidades climáticas associadas à pesca, aquicultura e cadeias produtivas do setor.

O encontro, hospedado pela Network of Aquaculture Centres in Asia-Pacific (NACA), reunirá especialistas do mundo todo, de 8 a 10 de agosto, em Bangcoc, Tailândia. Entre os participantes está Maria de los Angeles Gasalla, integrante do Programa Ano Sabático do IEA de 2016 e professora do Instituto Oceanográfico (IO) da USP. Além de palestrante, Gasalla participa também do comitê científico.

FishAdapt: Global Conference on Climate Change Adaptation for Fisheries and Aquaculture tem o objetivo de criar um banco de ideias e de pesquisas sobre as melhores práticas voltadas à resiliência do setor pesqueiro ante o cenário de variabilidade climática. Além da FAO, o encontro tem o apoio da agência de pesca dos Estados Unidos, a NOAAFisheries, da Agência Norueguesa para Desenvolvimento e Cooperação (Norad, na sigla em inglês), entre outras entidades. A USP está entre as instituições colaboradoras.

Maria de los Angeles Gasalla

Maria Gasalla debate impactos do clima no setor pesqueiro

Em todo o mundo, mais de 600 milhões de pessoas dependem direta ou indiretamente da pesca e da aquicultura para a sua subsistência. O peixe fornece a nutrição essencial para mais de 4 bilhões de pessoas e pelo menos 50% de proteína animal e minerais essenciais para 400 milhões de pessoas nos países mais pobres.

No entanto, os setores da pesca e da aquicultura enfrentam grandes desafios, tais como o excesso de pesca sem o devido manejo, a degradação dos habitats e a poluição. Todas as fragilidades do setor tendem a piorar num cenário de aquecimento do planeta e de mudanças climáticas globais.

Gasalla tem trabalhado em temas envolvendo bases científicas e locais para o manejo dos recursos pesqueiros, biodiversidade marinha, comunidades de pescadores, economia pesqueira e processos biofísicos associados.

Durante o Programa Ano Sabático do IEA, irá desenvolver o estudo “Futuro das Sociedades Dependentes do Mar: Mudanças Climáticas, Desigualdades e Cooperação em Sistemas Sócio-Ecológicos Complexos”. A participação da conferência em Bagcoc integra as atividades internacionais previstas durante o Ano Sabático.

Imagens: Antônio Cruz/ Agência Brasil 
Leonor Calazans