Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Encontro analisa os marcos teóricos da comparação entre humanos e animais

Encontro analisa os marcos teóricos da comparação entre humanos e animais

por Flávia Dourado - publicado 27/05/2013 12:20 - última modificação 17/06/2015 10:14

O evento integra a programação do Ciclo de Conferências Humanos e Animais: Limites da Humanidade, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia do IEA.

O quarto encontro do Ciclo de Conferências Humanos e Animais: Os Limites da Humanidade reunirá três pesquisadores para debater as comparações entre humanos e animais a partir de diferentes pontos de vista. A mesa-redonda acontece no dia 6 de junho, às 9h30, na Sala de Eventos do IEA.

Os debatedores serão os professores Gustavo Caponi, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Maurício de Carvalho Ramos, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP; e Hernán Neira, da Universidad de Santiago de Chile (UCS). A organização da mesa é de Lorenzo Baravalle, pesquisador em programa de pós-doutorado na FFLCH, que ficará a cargo da mediação.

Temas
Na exposição Tipologia e Filogenia do Humano, Caponi abordará os equívocos que resultam da mistura de definições tipológicas e filogenéticas (relacionadas à genealogia de um grupo biológico) para determinar se um ser vivo pertence a uma espécie zoológica ou botânica, principalmente quando a oposição entre animalidade e humanidade entra em cena.

Ramos falará sobre A Relação entre Animais e Humanos Concebida como um Contínuo Biocultural e Ético-Epistêmico. O objetivo do professor é colocar em debate uma perspectiva teórica continuísta, que leve em consideração a indissociabilidade entre os juízos éticos e epistêmicos e entre as dimensões biológicas e culturais no entendimento das diferenças e semelhanças entre humanos e animais.

Já Neira fará uma reflexão sobre Sensibilidade e Soberania: Descartes e Condillac em Relação aos Animais. O pesquisador partirá das ideias desses dois filósofos para tratar do papel central da comparação entre animais e humanos na compreensão da humanidade e para discutir questões sobre a animalidade com as quais a zoofilosofia moderna se depara.

Ciclo
O ciclo de conferências Humanos e Animais: Os Limites da Humanidade aborda as origens, legitimidade e consequências ético-políticas da diferenciação dos seres vivos em humanos, animais e sub-humanos (neste caso, definidos pela visão preconceituosa de determinados grupos sobre indivíduos de certas etnias, tipos físicos ou gênero sexual, considerando-os inferiores aos humanos).

O objetivo é discutir os fundamentos filosóficos e epistemológicos mais relevantes do que se entende por humano a partir de uma abordagem interdisciplinar, englobando perspectivas variadas, entre elas as da antropologia, da biologia e da ética.

O ciclo compreende cinco encontros, com o último agendado para agosto. A organização é do Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia do IEA, da Associação Filosófica Scientiae Studia e do Projeto Temático Fapesp Gênese e Significado da Tecnociência: Das Relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade.

4º Encontro do Ciclo de Conferências Humanos e Animais: Os Limites da Humanidade
Tipo: mesa-redonda gratuita e aberta ao público mediante inscrição
Realização: Grupo de Pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e Tecnologia
Data: 6 de junho, às 9h30