O contato com o outro: reflexões sobre identidades e interculturalidade
O tema da emigração e da imigração está na pauta da imprensa e tem recebido especial atenção nas relações internacionais. Em um período em que o mundo se questiona sobre a forma de lidar com os refugiados de guerra e fome e sobre as relações entre culturas que coexistem em um mesmo território, o Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do IEA realiza simpósio sobre o tema Refúgio, Retorno, E/Imigrações: Línguas, Identidades, Saúde Mental, Crenças, Território. O encontro acontece no dia 27 de novembro, na antiga Sala do Conselho Universitário da USP, das 9h às 18h, e requer inscrição prévia. Haverá transmissão ao vivo pela internet.
“O objetivo é trazer a público os resultados do grupo de pesquisa, as intervenções e os estudos realizados sobre o contato entre pessoas decorrente dos deslocamentos de grupos culturais”, afirma a organizadora Sylvia Dantas, coordenadora do grupo de pesquisa do IEA e professora da Unifesp.
De caráter interdisciplinar e interinstitucional, o grupo de pesquisa tem como objeto de estudo o contato intercultural. Utiliza enfoques teóricos e metodologias específicos de suas áreas de investigação, segundo Dantas.
“O encontro buscará trazer a complexidade da questão de pessoas em deslocamento e os desafios enfrentados por sociedades que recebem esses grupos migratórios”, diz a professora.
RelacionadoNotícia: A hospitalidade ao estrangeiro como elemento essencial da democracia Notícia: Migrações: a globalização forçada Vídeos: Lançamento da edição nº 57 da revista "Estudos Avançados" (sobre migração) Diálogo Intercultural de Jóvenes de la Comunidad Árabe e Judía en Chile |
---|
O simpósio está organizado em três mesas-redondas. Na conferência de abertura, Jeffrey Lesser, professor visitante do IEA e membro do Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais, fala sobre "A Invenção da Brasilidade: Identidade Nacional, Etnicidade e Políticas de Imigração".
"Territórios e Crenças" são os temas da primeira mesa-redonda, que trará palestras sobre umbanda, xamanismo e a presença de estrangeiros em São Paulo. Na mesa seguinte, a discussão relaciona migração e saúde mental. No período da tarde, os especialistas analisam as experiências de acolhimento linguístico.
Os palestrantes baseiam a análise sob o foco multidisciplinar da história, sociologia, antropologia, psicologia e ensino de línguas, segundo a professora Dantas.
Durante os intervalos do simpósio, haverá a venda do livro "A invenção da brasilidade - Identidade nacional, etnicidade e políticas de imigração" (ed. Unesp), de Jeffrey Lesser. O título será lançado na Livraria Martins Fontes (Av. Paulista, 509), no dia 26 de novembro às 19h.
Programação
9h - Abertura
Com Martin Grossmann (diretor do IEA) e Sylvia Dantas (IEA e Unifesp)
9h30 - 10h30 - Conferência de Abertura
A Invenção da Brasilidade: Identidade Nacional, Etnicidade e Políticas de Imigração
Jeffrey Lesser (IEA-USP/Universidade de Emory)
Intervalo com venda do livro de Jeffrey Lesser
11h - 12h30 - Mesa Redonda: Territórios e Crenças
Estrangeiros em São Paulo: Territórios e Fronteiras da Alteridade
Maura Pardini Bicudo Véras (PUC-SP)
Umbanda e Xamanismo Okinawano: Um novo Encontro Intercultural.
Koichi Mori (FFLCH-USP)
Intervalo e apresentação dos vídeos do grupo Visto Permanente
14h - 15h30 - Mesa Redonda: Migração e Saúde Mental
Refúgio e Saúde Mental
Lucienne Martins Borges (UFSC/Universidade Laval)
Retorno, Remigração e Saúde Mental
Sylvia Dantas (IEA-USP e Unifesp)
Intervalo e apresentação dos vídeos do grupo Visto Permanente
16h - 17h - Mesa Redonda: Refúgio no Brasil
Experiências de Acolhimento Linguístico
Ligia Fonseca Ferreira (Unifesp)
Rosane de Sá Amado (USP)
Adriana Capuano (UFABC)
Encerramento
Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo
Refúgio, Retorno, E/Imigrações: Línguas, Identidades, Saúde Mental, Crenças, Território
27 de novembro, das 9h às 18h.
Antiga Sala do Conselho Universitário. Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Butantã, São Paulo.
Evento gratuito e aberto ao público, com inscrição prévia – Transmissão ao vivo pela web
Informações: Sandra Sedini, telefone (11) 3091-1678 ou e-mail sedini@usp.br
Ficha do evento: http://www.iea.usp.br/eventos/refugio-retorno-e-imigracoes-linguas-identidades-saude-mental-crencas-territorio