Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / O interesse privado na comunicação pública

O interesse privado na comunicação pública

por Sylvia Miguel - publicado 15/09/2016 15:35 - última modificação 16/09/2016 14:30

O lugar da notícia e da informação pública e o papel das emissoras públicas na democracia brasileira serão temas debatidos no auditório Freitas Nobre, da ECA-USP

A “supermáquina da comunicação oficial”, transformada numa “usina de propaganda ideológica” e autopromoção, é papel que precisa ser revisto na questão da comunicação pública. A discussão delineada no livro “O Estado de Narciso – A comunicação pública a serviço da vaidade particular” (Companhia das Letras), do jornalista Eugênio Bucci, será o ponto de partida para o debate Comunicação Pública e Democracia, que acontece no dia 22 de setembro, das 14h às 17h, no auditório Freitas Nobre da ECA-USP. O encontro é gratuito e terá transmissão online pelo site do IEA.

O historiador Fernando Luis Schuler, pesquisador e professor na área de análise política do Insper, apresentará a versão preliminar de um texto de sua autoria sobre a missão das emissoras públicas numa democracia, dialogando com as ideias do livro de Bucci.

Bucci e Schuler irão discutir a comunicação pública e o papel das emissoras públicas na democracia brasileira. As atuações da máquina pública, do mercado privado, dos partidos políticos e dos estrategistas dentro desse contexto de comunicação também serão analisados.

No livro, Bucci mostra que as peças de comunicação que saem da máquina pública nem sempre permitem ao leigo distinguir o que é comunicação de ações governamentais, propaganda eleitoral ou, simplesmente, publicidade. O tortuoso caminho da notícia suscita o necessário questionamento sobre até que ponto a comunicação pública pode ser considerada realmente pública no Brasil, já que as táticas de informação nas diferentes esferas do poder muitas vezes expressam, de forma maquiada, o interesse privado.

A atividade integra o ciclo de seminários teóricos “Fundamentos Filosóficos e Jurídicos da Liberdade de Imprensa e do Jornalismo”, organizado pelo Grupo de Pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade do IEA, coordenado por Bucci. Superintendente de Comunicação Social da USP, Bucci é autor de diversos livros. Foi presidente da Radiobrás e membro do conselho curador da Fundação Padre Anchieta.

Comunicação Pública e Democracia - 1º seminário do ciclo Fundamentos Filosóficos e Jurídicos da Liberdade de Imprensa e do Jornalismo
22 de setembro, das 14h00 às 17h30
Auditório Freitas Nobre, ECA/USP: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo, SP
Evento gratuito sem necessidade de inscrição prévia — Transmissão online pelo IPTV-USP