Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Perspectivas globais sobre deficiência será tema de conferência

Perspectivas globais sobre deficiência será tema de conferência

por Vinícius Sayão - publicado 24/07/2017 17:35 - última modificação 27/07/2017 11:06

Hannah Kuper, professora de Epidemiologia da London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM) debaterá a deficiência em diversas regiões do mundo e em diferentes contextos sociais, econômicos e culturais

CadeiranteA deficiência em diversas regiões do mundo e as especificidades de se habitar um corpo com impedimentos em diferentes contextos sociais, econômicos e culturais será tema da conferência Perspectivas Globais sobre Deficiência e Vulnerabilidade, que acontece no dia 28 de julho, às 14h, no Teatro da  Faculdade de Medicina (FM) da USP. Hannah Kuper, professora de Epidemiologia da London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM) e diretora do International Centre for Evidence in Disability, também na LSHTM, irá debater este e outros temas relacionados à prevalência da deficiência pelo mundo.

A abertura será de Paulo Saldiva, professor da FM e diretor do IEA, e Linamara Rizzo Battistella, da FM e da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Professores convidados da FMUSP comentarão a fala de Hannah, que será  em inglês, com tradução simultânea para português e libras.

O evento é organizado pelo Instituto de Medicina Física e Reabilitação da USP, pela Rede de Reabilitação Lucy Montoro, Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e pelo IEA. Com transmissão ao vivo pela web, a participação presencial requer inscrição prévia.

“Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições”, explica a secretária Linamara.

Linamara Rizzo Battistella - Perfil
Linamara Battistella fará a abertura da conferência

Enfatizando este conceito, o Relatório Mundial sobre a Deficiência (World Report on Disability), feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ilustra claramente a relação entre deficiência, pobreza e vulnerabilidade, apontando como as pessoas com deficiência apresentam piores perspectivas de saúde, níveis mais baixos de escolaridade, participação econômica restrita, e índices de pobreza mais elevados em comparação às pessoas que não têm deficiência.

Também será abordado no evento os Disability Studies, um movimento intelectual que surgiu na década de 60 e que tem como proposta principal a ideia de que a deficiência não é simplesmente uma tragédia individual cuja “solução” estaria reservada aos quartos dos hospitais e centros de reabilitação. “As iniciativas nesse campo visam gerar debates públicos que desconstroem preconceitos e retiram da deficiência a noção de ‘doença’, ‘degeneração’ e ‘desvio’ e a situam na perspectiva de uma condição da diversidade humana”, comenta Linamara.

Perspectivas Globais sobre Deficiência e Vulnerabilidade
28 de julho, às 14h
Teatro da Faculdade de Medicina da USP, Av. Dr. Arnaldo, 455, São Paulo, SP
Evento gratuito, com transmissão ao vivo pela internet