Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Pesquisadores analisam história e perspectivas das políticas de direitos humanos no Brasil

por Fernanda Rezende - publicado 05/12/2018 11:25 - última modificação 26/04/2021 17:18

Após publicar seis artigos em um dossiê sobre o tema na edição 119 da Revista da USP, lançada em outubro, o Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória organiza o seminário Políticas de Direitos Humanos no Brasil: Trajetórias e Perspectivas, no dia 14 de dezembro, às 18h.
Batalha da Maria Antônia
Batalha da Maria Antônia, confronto entre estudantes da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCL-USP) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 2 de outubro de 1968

O 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos – comemorado em 10 de dezembro – e os recentes retrocessos observados na área, no Brasil e no mundo, motivaram os pesquisadores do IEA a refletir sobre as perspectivas nessa esfera.

A escolha do local da discussão é simbólica: Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antônia, que reuniu a resistência estudantil durante o período da Ditadura Militar e sediou o confronto conhecido como Batalha da Maria Antônia, em 1968.

Para participar presencialmente, é necessário realizar inscrição prévia. Haverá transmissão ao vivo pela web.

Os expositores serão Fábio Konder Comparato, da Faculdade de Direito (FD-USP); Eleonora Menicucci, da Escola Paulista de Medicina, Unifesp; Cléber Vieira, também da Unifesp, Raiane Assumpção, pró-reitora da Cultura e Extensão da Unifesp, e Paulo Endo, do Instituto de Psicologia e um dos coordenadores do grupo do IEA que organiza o evento. A moderação será de Janaina de Almeida Teles, do grupo do IEA. Ela divide a organização do encontro com a advogada Fernanda Fernandes, também do IEA.

“A mesa-redonda tem o objetivo de estabelecer um balanço sobre as conquistas e desafios da institucionalização das políticas de direitos humanos no Brasil desde a transição democrática até a atualidade”, explicam os organizadores. Segundo eles, há uma urgência de se criar espaços para debates qualificados e críticos sobre o passado, presente e futuro das políticas de direitos humanos.

Foto: Acervo Arquivo Público do Estado de São Paulo

Políticas de Direitos Humanos no Brasil: Trajetórias e Perspectivas
14 de dezembro, às 18h
Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antônia - Rua Maria Antonia, 294, Cerqueira Cesar, São Paulo