Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Marco Antonio Zago toma posse como novo reitor

Marco Antonio Zago toma posse como novo reitor

por Mauro Bellesa - publicado 08/01/2014 07:00 - última modificação 04/02/2014 10:06

Posse acontece em Sessão Solene do Conselho Universitário às 16h no Palácio dos Bandeirantes, sede governo paulista.
Geraldo Alckmin, Marco Antonio Zago e Vahan Agopyan
O governador Geraldo Alckmin, o reitor
Marco Antonio Zago e o vice-reitor Vahan Agopyan

O professor Marco Antonio Zago, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), tomou posse como novo reitor da USP no dia 25 de janeiro, data em que a Universidade celebrou seu 80º aniversário e a cidade de São Paulo completou 460 anos.

A posse aconteceu em Sessão Solene do Conselho Universitário no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista (leia o discurso de posse do novo reitor e artigo por ele assinado publicado na mesma data no jornal "O Estado de S.Paulo"). Na ocasião também foi empossado o novo vice-reitor, professor Vahan Agopyan, da Escola Politécnica (Poli). Foi a primeira vez que o processo eleitoral para a Reitoria foi disputado por chapas com reitor e vice-reitor.

Coube ao professor Sergio Adorno, diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, diretor científico do Núcleo de Estudos da Violência e coordenador da Cátedra Unesco de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Tlerância e Democracia, sediada no IEA, saudar o novo reitor e o novo vice-reitor em nome do Conselho Universitário. (Leia a saudação de Sergio Adorno.)

Sergio Adorno — posse do reitor Marco Antonio Zago
Sergio Adorno saudou a nova direção da
Universidade em nome do Conselho Universitário
José Goldemberg — posse do reitor Marco Antonio Zago
O ex-reitor José Goldemberg fez pronunciamento
como presidente da Comissão Coordenadora
das Comemorações dos 80 anos da USP

O primeiro ato administrativo do novo reitor foi a assinatura de portaria que instituiu a Comissão Coordenadora das Comemorações dos 80 anos da USP, presidida pelo ex-reitor José Goldemberg e tendo como outros membros o ex-reitor Jacques Marcovitch, Alfredo Bosi, ex-diretor do IEA e editor da revista "Estudos Avançados", Erney Plessmann de Camargo, ex-pró-reitor de Pesquisa, e Francisco Mesquita Neto, diretor presidente do Grupo Estado. Caberá ao Conselho Universitário a escolha de mais dois membros da comissão. A Comissão Coordenadora deverá indicar membros da comunidade universitária para comporem uma Comissão Executiva das comemorações. (Leia o pronunciamento de José Goldemberg durante a cerimônia.)

Perfis

Zago é médico e professor titular de clínica médica da FMRP, onde cursou a graduação e titulou-se mestre e doutor. Cumpriu programa de pós-doutorado no Nuffield Department of Clinical Medicine da University of Oxford, Reino Unido. Foi presidente do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de 2007 a 2010 e pró-reitor de Pesquisa da USP na gestão de João Grandino Rodas (2010-2014).

Engenheiro civil e mestre pela Poli, Agopyan é professor titular de materiais e componentes de construção civil. Doutor pelo King's College London, Reino Unido, foi coordenador de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e pró-reitor de Pós-Graduação da USP, também durante a gestão de Rodas.

Todos Pela USP

Candidatos pela chapa "Todos pela USP", Zago e Agopyan foram nomeados pelo governador Geraldo Alckmin a partir de lista tríplice definida no pleito realizado no dia 19 de dezembro de 2013, já com um colégio eleitoral ampliado, conforme resoluções aprovadas pelo Conselho Universitário em 1º de outubro de 2013. A chapa obteve o maior número de votos (1.026) na Assembleia Universitária, além de ter sido a mais votada na consulta à comunidade da USP, que aconteceu no dia 10 de dezembro, quando professores, funcionários e alunos puderem expressar sua preferência entre as candidaturas.

No programa da chapa, Zago e Agopyan se comprometeram com três eixos prioritários: 1) reforma e valorização da graduação, flexibilizando e modernizando os currículos, direcionando o ensino para as necessidades da sociedade e combatendo as altas taxas de evasão, que chegam a 25%; 2) reforma administrativa, com a descentralização de assuntos relativos à gestão de recursos e às atividades acadêmicas e o fortalecimento das diversas unidades da USP; e 3) reforma da governança para uma maior democratização da Universidade.

A proposta da chapa também inclui ênfase na internacionalização, na cooperação nacional, na interdisciplinaridade e no reestabelecimento do diálogo interno, com o objetivo de recuperar o debate de ideias que caracteriza uma instituição acadêmica. Em mensagem aos docentes da USP durante a campanha eleitoral, Zago e Agopyan ressaltaram a importância do IEA na promoção desse tipo de debate. De acordo com eles, é preciso dar continuidade à análise crítica do conhecimento, de maneira a levar em conta "os problemas centrais da ciência, da tecnologia, da economia, das relações internacionais, da vida em sociedade, procurando reunir os melhores pensadores da área específica, sejam eles da própria USP ou externos a ela, do país ou do exterior, como feito nas 'Conferências USP'. Neste aspecto, o IEA terá um papel central".

Fotos: Ernani Coimbra/GR-USP