Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / 1º encontro das cátedras do IEA discute relação universidade-sociedade

1º encontro das cátedras do IEA discute relação universidade-sociedade

por Mauro Bellesa - publicado 16/06/2021 08:15 - última modificação 29/07/2021 15:31

"1º Encontro Inter-Cátedras do IEA", no dia 22 de junho, às 14h, terá primeira parte dedicada ao colóquio "Sobre a Universidade: Crítica com Alma".

Catedráticos, coordenadores e professores integrantes das cátedras do IEA estarão juntos pela primeira vez num encontro online no dia 22 de junho, às 14h, com o objetivo de refletir sobre a relação entre a universidade e a sociedade no mundo contemporâneo e planejar atividades conjuntas.

A primeira parte do 1º Encontro Inter-Cátedras do IEA será dedicada ao colóquio Sobre a Universidade: Crítica com Alma, com transmissão ao vivo pela internet. Nele, a noção de cátedra será abordada como "dispositivo de sinergia acadêmica".

Com coordenação de Lucia Santaella, titular da Cátedra Oscar Sala, o colóquio terá as seguintes exposições:

• La universidad gana autonomía poniéndose fuera de sí - Néstor García Canclini, titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência
  • Da cátedra: reinvenção de uma tradição - Naomar de Almeida Filho, titular da Cátedra de Educação Básica;
  • A cátedra nos estudos avançadosMartin Grossmann, coordenador acadêmico da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência.

A abertura contará com a participação de: Roseli de Deus Lopes, vice-diretora do IEA, Patrícia Guedes, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Itaú Social, Ana Inoue, superintendente do Itaú Educação e Trabalho, e Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural.

Em seguida às exposições, haverá um debate, com comentários iniciais de Luís Carlos de Menezes, integrante da Cátedra de Educação Básica. Terão prioridades para apresentar perguntas os membros da Cátedra de Educação Básica, ex-catedráticos da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência, outros catedráticos do IEA, coordenadores de cátedras e aqueles que formularem questões no chat do YouTube.

O colóquio será encerrado por Guilherme Ary Plonski, diretor do IEA, Sylvio Canuto, pró-reitor de Pesquisa, e Carlos Gilberto Carlotti Jr., pró-reitor de Pós-Graduação.

Planejamento

A segunda parte do encontro, às 16h30 (sem transmissão), será dedicada ao planejamento de futuras atividades conjuntas das cátedras. Estarão presentes coordenadores e titulares das cinco cátedras do Instituto:

Reinvenção

"Ao revisitar as trajetórias históricas e definições conceituais desses espaços e dispositivos, pretende-se analisar o dispositivo ‘cátedra’, seus significados atuais e potencial para atuação transformadora da universidade e da sociedade", afirmam os organizadores.

Segundo eles, ao dialogar com signos e ritos da tradição universitária, "as cátedras podem ser reinventadas como possibilidade de ação ampla, diversa e efetiva para cumprir a quarta missão [crítica cultural e transformação social] da universidade num mundo tecnológico, hiperconectado, conflitivo e multifacetado".

O tema do colóquio faz referência à exposição online em cartaz no IEA About Academia do artista espanhol Antoni Muntadas e ao ensaio de Pedro Meira Monteiro sobre obra e vida de Alfredo Bosi, "Crítica com alma", publicado pela revista Piauí em sua edição de junho de 2021. Professor, historiador e crítico literário, membro da Academia Brasileira de Letras, Bosi morreu em 7 de abril, aos 84 anos. Sua extraordinária trajetória acadêmica desenvolveu-se totalmente vinculada à USP, com relação especial com o IEA, do qual foi diretor de 1998 a 2001 e onde editou a revista "Estudos Avançados" por 30 anos.