Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Programa Ano Sabático do IEA 2017 tem prazos prorrogados

Programa Ano Sabático do IEA 2017 tem prazos prorrogados

por Sylvia Miguel - publicado 26/09/2016 18:10 - última modificação 18/04/2017 17:23

Projeto e currículo devem ser enviados até 10 de outubro por professores da USP que queiram desenvolver pesquisa por seis meses ou um ano no IEA.

O Programa Ano Sabático do IEA 2017 teve seu prazo de inscrição de projetos prorrogado até o dia 10 de outubro de 2016. A data anterior era 3 de outubro. O IEA também flexibilizou a forma de submissão dos projetos. Agora serão aceitas propostas de pesquisa que ainda não tenham as aprovações dos respectivos colegiados. Nesse caso, o candidato deverá apresentar, também até o dia 10 de outubro de 2016, o registro ou o protocolo de submissão do projeto às pautas das reuniões do Conselho de Departamento ou colegiado equivalente, ou da Congregação ou colegiado máximo de sua unidade.

Relacionado

Iniciadas as atividades da primeira edição do Programa Ano Sabático do IEA

Instruções para encaminhar projeto para Programa Ano Sabático

Professores em Ano Sabático

Professores da USP agora podem concorrer a ano sabático no IEA

Só serão considerados classificados os projetos cujas aprovações de participação no programa pelos respectivos colegiados sejam apresentadas até o dia 3 de novembro de 2016.

Regulamentado pela Resolução nº 7.069, o programa selecionará até seis docentes da Universidade de São Paulo que queiram desenvolver projeto de pesquisa individual no IEA, pelo período de seis meses ou um ano.

Os detalhes para submissão de projetos estão na Portaria nº 3 de 19 de agosto. A Pró-Reitoria de Pesquisa apoia a iniciativa e destina R$ 12 mil como auxílio para cada projeto aprovado.

O candidato deve ter, no mínimo, sete anos de efetivo exercício de suas funções em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP). A novidade em relação à primeira turma é que agora a pesquisa poderá acontecer tanto na sede do IEA-USP, em São Paulo, quanto nos polos de Ribeirão Preto e São Carlos.

Os selecionados deverão realizar pelo menos uma conferência pública por semestre de participação no programa e produzir um paper inédito e original ou outro produto (livro ou obra de arte, por exemplo). No caso da produção de um paper, este será publicado na revista "Estudos Avançados" e/ou no site do IEA.

Inscrição e projeto

Na inscrição, é necessário encaminhar também uma súmula curricular e um projeto interdisciplinar em qualquer área do conhecimento e justificar porque sua pesquisa deve ocorrer no IEA-USP.

O projeto de pesquisa deverá ter até 10 páginas em formato A4, margens esquerda e direita de 3 cm, margens superior e inferior de 2,0 cm, fonte Arial, tamanho 10 ou Times New Roman, tamanho 11. Nele, devem constar, entre outras informações, o título do projeto, o período em que se pretende desenvolvê-lo, resumo, objetivos, justificativa, impactos científicos e sociais, áreas do conhecimento envolvidas e um plano de trabalho e cronograma de atividades.

Toda a documentação deve ser enviada para o email academicoiea@usp.br.

Turma 2016

O primeiro grupo de pesquisadores do Programa Ano Sabático iniciou suas atividades em janeiro de 2016 e deve concluí-las até dezembro desse mesmo ano. Matemática, música, história da arte, arqueologia, sociologia, oceanografia e as interfaces dessas com muitas outras disciplinas são as áreas de pesquisa dos seis pesquisadores selecionados:

• Astolfo Gomes de Mello Araujo (MAE), com "Ontologia e Epistemologia de uma (Inter)Disciplina: A Arqueologia como Paradigma de Interdisciplinaridade e suas Implicações Teóricas e Práticas";
  • Dária Gorete Jaremtchuk (EACH e ECA), com "Exílio Artístico: Trânsito de Artistas Brasileiros para Nova York Durante as Décadas de 1960 e 1970";
  • Flavio Ulhoa Coelho (IME), com o projeto "História do Pensamento Algébrico e seus Desdobramentos Didáticos";
  • Lucia Maciel Barbosa de Oliveira (ECA), com "Dinâmicas Culturais Contemporâneas: Imbricações entre Singularidades, Coletivos, Tecnologias e Instituições Culturais na Perspectiva do Comum";
  • Maria de los Angeles Gasalla (IO), com "Futuro das Sociedades Dependentes do Mar: Mudanças Climáticas, Desigualdades, e Cooperação em Sistemas Sócio-Ecológicos Complexos";
  • Rodolfo Nogueira Coelho de Souza (FFCLRP), com "Invenção de uma Ópera: A Máquina de Pascal em Pernaguá".