Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Projeto Temático Fapesp analisa licenciatura interdisciplinar em ciências

Projeto Temático Fapesp analisa licenciatura interdisciplinar em ciências

por Mauro Bellesa - publicado 24/04/2023 10:55 - última modificação 26/04/2023 12:59

Projeto Temático Fapesp acompanhara e avaliará a implantação do cursos Licenciatura Interdisciplinar em Ciências na USP.

Formação de professoresContemplado no Edital 35/21 da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, foi iniciado em 2022 o Programa Licenciatura Interdisciplinar em Ciências (PLIC), responsável pela elaboração e implementação de curso experimental com essas características, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação.

O projeto apresentado ao MEC foi elaborado pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica (parceria entre o IEA e o Itaú Social) em consórcio com a UFABC, que já possuía esse tipo de licenciatura, e a UniSantos, instituição sem fins lucrativos. Com a aprovação, as três universidades receberam recursos para seus programas.

Temático

Dado o seu caráter experimental, que deve se prolongar por quatro anos, o curso Licenciatura Interdisciplinar em Ciências (LIC) requeria um sistema de acompanhamento e avaliação. Isso agora está suprido com a implantação de um Projeto Temático Fapesp no IEA específico para esse trabalho.

O projeto é intitulado Estudo de Implementação de Inovações Curriculares, Estratégias Pedagógicas e Tecnologias Emergentes para Qualidade-Equidade na Educação Básica, com previsão de término em janeiro de 2028. O pesquisador responsável é Mauricio Pietrocola, professor titular da Faculdade de Educação (FE) da USP, onde desenvolve pesquisa sobre desenvolvimento de estratégias inovadoras no ensino de ciências e formação de professores. Ele participou do Programa Ano Sabático do IEA em 2019.

Os pesquisadores principais são: a vice-diretora do IEA, Roseli de Deus Lopes, da Escola Politécnica; o titular da Cátedra Alfredo Bosi, Naomar Almeida Filho, da UFBA; e outros três professores da USP: Luiz Roberto Alves, da Escola de Comunicações e Artes; Marcelo Alves Barros, do Instituto de Física de São Carlos; e Meire Cachioni, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades.

Dimensões

O projeto baseia-se em quatro dimensões: conceitual, curricular, pedagógica e tecnológica. Isso implica registrar e avaliar processos de desenho, prototipagem e implementação, de modo concomitante com avaliação de eficácia, efetividade e impacto (de curto prazo) de elementos constitutivos da fase experimental de funcionamento da licenciatura, afirma Pietrocola.

No plano geral, o conjunto de estudos previstos buscará articular demandas concretas das instituições educadoras, considerando a prerrogativa do binômio qualidade-equidade no sistema público de educação. Os estudos seguirão quatro linhas de pesquisa:

• exploração arqueogenealógica e pragmática da questão conceitual da inovação em educação;
  • descrição e validação microexperimental da eficácia específica de inovações e arranjos curriculares do LIC;
  • registro e avaliação de inovações processuais pedagógicas (formas de metodologias ativas) aplicadas no projeto;
  • prototipagem de tecnologias emergentes (ambientes metapresenciais e imersivos de coaprendizagem) do LIC.

Serão realizados estudos multimétodos para avaliação de eficácia, efetividade e impacto (de curto prazo) de elementos conceituais, curriculares, pedagógicos e tecnológicos constitutivos da intervenção implementada no LIC.

Segundo Pietrocola, os resultados serão articulados numa perspectiva de pesquisa transdisciplinar translacional (aplicação prática) e servirão de subsídios para criação, ampliação e aprimoramento de cursos de licenciatura interdisciplinar, produzindo informações cruciais para a gestão dos sistemas educacionais, sobretudo no estado de São Paulo

Além dos pesquisadores citados, há outros 39 associados ao projeto, sete deles vinculados à Cátedra Alfredo Bosi, seja no Comitê de Governança ou no Comitê Consultivo ou na Comissão Executiva. São eles: o diretor do IEA, Guilherme Ary Plonski, da EP e da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade; o coordenador acadêmico, Luís Carlos de Menezes, do Instituto de Física; os coordenadores adjuntos Nílson José Machado, da FE, e Lino de Macedo, do Instituto de Psicologia; a representante do Polo Ribeirão Preto Claudia Souza Passador, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto; Bernardete Gatti, da Fundação Carlos Chagas; e Francisco Aparecido Cordão, consultor educacional.

Foto: Felipe Barros/ExLibris/PMI/Flickr