Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Autores do livro "Covid-19 e a crise urbana" participam de debate online para lançar publicação

Autores do livro "Covid-19 e a crise urbana" participam de debate online para lançar publicação

por Letícia Martins Tanaka - publicado 27/08/2020 16:45 - última modificação 25/08/2023 13:04

No dia 10 de setembro, às 16h, debate irá discutir a evolução da Covid-19 com a geografia das cidades brasileiras.

O livro “Covid-19 e a crise urbana”, que relaciona os conceitos de direito à cidade e direito à vida no contexto da Covid-19, será lançado em evento online no dia 10 de setembro, às 16h. O webinar é aberto ao público e terá transmissão ao vivo pelo site do IEA.

Participarão do debate: Ana Fani Carlos, coordenadora do Grupo de Estudos Teoria Urbana Crítica do IEA; Camila Salles de Faria, professora do Departamento de Geografia na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT); e Elisa Favaro Verdi , doutora e pesquisadora em Geografia Humana. A mediação será feita por Isabel Aparecida Pinto Alvarez , professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH) e membro do Grupo de Estudos sobre São Paulo (Gesp).

Capa do livro Covid-19 e a crise urbana - Matéria

A publicação foi escrita por membros e colaboradores do Gesp e do grupo de estudos do IEA, com organização de Ana Fani. De acordo com os autores, a pandemia agrava a crise urbana já existente nas cidades brasileiras, pois a dinâmica destes centros urbanos é orientada pela concentração da renda desde sua criação até o momento atual.

Eles argumentam que a desigualdade econômica do país é refletida nos centros urbanos, tornando-se também uma desigualdade espacial. Esta dinâmica, somada ao contexto neoliberal atual, produz periferias sem assistência e políticas públicas de desenvolvimento do espaço, “o que implicará no modo diferenciado como a pandemia vai se concretizar e evoluir, atingindo diferencialmente a sociedade”, concluem.

No entanto, os pesquisadores avaliam que a população destes locais vêm construindo estratégias próprias e solidárias de superar os impactos da covid-19. Para os autores, essas ações podem criar laços que permitam a construção de um futuro comum e recolocar a solidariedade frente à barbárie.


Lançamento do Livro Covid-19 e a Crise Urbana
10 de setembro, 16h
Transmissão ao vivo pela internet (sem necessidade de inscrição)
Mais informações: com Cláudia R. Pereira, clauregi@usp.br
Página do evento