Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Geógrafo trata de compartilhamento, aspectos tecnológicos e gestão de recursos hídricos

por Mauro Bellesa - publicado 03/07/2018 12:20 - última modificação 03/08/2018 08:50

O geógrafo Luís Antonio Bittar Venturi, da FFLCH-USP, faz a conferência "Recursos Hídricos: Do Oriente Próximo ao Brasil" no dia 3 de agosto, às 11h.

Relacionado

Água: Nostalgias e Traumas - Narrativas, Direitos e Políticas na Inglaterra
17 de abril de 2017

Midiateca

Adaptação às Mudanças Climáticas em Cidades: Ações contra a Seca na Austrália
7 de abril de 2015

Midiateca

REVISTA

Nem sempre a dificuldade de acesso à água está relacionada com o grau de sua disponibilidade. A satisfação das necessidades da população muitas vezes está mais vinculada à qualidade da gestão dos recursos hídricos disponíveis, segundo o geógrafo Luís Antonio Bittar Venturi, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

No dia 3 de agosto, às 11h, Venturi faz a conferência Recursos Hídricos: Do Oriente Médio ao Brasil, organizada pelo Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina

O evento terá moderação de Gildo Magalhães dos Santos, coordenador do grupo e também professor da FFLCH-USP. A participação é aberta e gratuita a todos os interessados, mas requer inscrição prévia. Para assisti-lo ao vivo pela internet não é preciso se inscrever.

Por meio de três estudos de caso, Venturi buscará demonstrar que:

• acordos de cooperação de uso compartilhado de bacias hidrográficas e o atual estágio de desenvolvimento tecnológico "anulam a hipótese de escassez hídrica e eventuais conflitos decorrentes de disputa por água";
  • ter acesso à água "é muito mais uma questão de gestão do recurso do que de sua disponibilidade".

Barco com cisternas na Amazônia
Barco leva cisternas para comunidades de baixa renda da Amazônia armazenarem água da chuva, medida necessária apesar da abundância do recurso na região

Para tratar do uso compartilhado de bacias hidrográficas, Venturi utilizará como base empírica o contexto da bacia do rio Eufrates - partilhada por Turquia, Síria e Iraque. A questão tecnológica terá como referência os países do Golfo Pérsico, que se abastecem por dessalinização da água do mar. A realidade brasileira, onde áreas de maior disponibilidade hídrica apresentam os mais baixos índices de acesso à água potável, será o contexto ilustrativo para Venturi abordar o aspecto da gestão (em contraste com a disponibilidade).

Ao construir sua argumentação, o geógrafo propõe uma nova perspectiva em relação aos recursos hídricos, "menos malthusiana, mais realista e otimista".

Recursos Hídricos: Do Oriente Médio ao Brasil
3 de agosto, 11h
Sala Alfredo Bosi, rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto a todos os interessados, mediante inscrição prévia