Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA / Ana Maria Tavares, artista e pesquisadora do IEA, tem mostra na Pinacoteca até abril

por Fernanda Rezende - publicado 18/01/2017 15:20 - última modificação 18/01/2017 16:41

Ana Maria Tavares - PerfilA exposição “No lugar mesmo”, da artista plástica Ana Maria Tavares, professora do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Fórum Permanente, do IEA, ocupa a Pinacoteca do Estado de São Paulo desde novembro de 2016 e até 10 de abril deste ano .

A mostra é uma revisão do trabalho da artista, que iniciou sua carreira em 1982, também na Pinacoteca, com a mostra individual “Objetos e interferências”.

Entre instalações, esculturas, vídeos, peças sonoras e outras obras bi e tridimensionais são mais de 160 trabalhos no primeiro andar do edifício da Luz. As obras mostram ao visitante um percurso de exploração realizado por Tavares que não se limita a uma única linguagem ou procedimento e provocam reflexões sobre problemáticas e conceitos trazidos por ela em suas obras.

A exposição faz parte da série de mostras antológicas realizadas no museu que retomam a carreira de artistas que iniciaram suas trajetórias no Brasil na década de 80. Entretanto, apesar de ser uma retrospectiva, a mostra não só retoma, mas, também, ressignifica a produção de Tavares do momento em que inicia sua carreira até agora.

Em 2016, a mostra foi eleita pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como a melhor produção retrospectiva do ano em artes visuais.

Com informações do Jornal da USP