Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA / Antônio José da Costa Filho assume coordenação do Polo Ribeirão Preto do IEA

Antônio José da Costa Filho assume coordenação do Polo Ribeirão Preto do IEA

por Mauro Bellesa - publicado 11/07/2019 13:50 - última modificação 11/07/2019 14:01

Antônio José da Costa FilhoDesde 5 de julho, o professor Antônio José da Costa Filho, do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, é o novo coordenador do Polo Ribeirão Preto do IEA. Ele era o vice-coordenador desde setembro de 2015.

Costa Filho foi nomeado para um mandato de quatro anos pelo reitor Vahan Agopyan a partir de lista tríplice votada pelo Conselho Deliberativo do IEA, que se baseou em relação de nomes sugerida pelos diretores de unidades de ensino e pesquisa do campus da USP em Ribeirão Preto.

Professor titular da FFCLRP-USP desde 2013, Costa Filho Costa é autor ou coautor de 89 artigos publicados em periódicos especializados. Suas pesquisas investigam as interações entre biomoléculas, com ênfase em como a interação entre proteínas e seus ligantes (substratos, inibidores e membranas) podem levar à modulação/controle das funções proteicas.

Nos últimos anos, passou a se dedicar também a projetos que procuram identificar como compostos farmacologicamente relevantes (complexos metálicos e drogas) afetam a organização de modelos para a membrana celular.

Costa Filho é presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf) e ex-membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento.

Polo Ribeirão Preto/IEA-USP