Carlos Nobre passa a ser um dos Guardiões Planetários
O climatologista Carlos Nobre, pesquisador colaborador do IEA, agora é um dos Guardiões Planetários, iniciativa do empresário britânico Richard Branson (fundador do conglomerado Virgin) para congregar pesquisadores e ativistas que atuam em estudos e análises sobre ação climática e proteção de comunidades vulneráveis.
Nobre é o primeiro brasileiro indicado para os Guardiões Planetários. O anúncio de sua escolha foi feito no final de maio em evento em São Paulo com a participação de Branson.
Ele fez parte da equipe internacional de cientistas integrantes do IPCC (painel da ONU sobre mudanças climáticas), que receberam com o ex-vice-presidente americano Al Gore o Prêmio Nobel da Paz em 2007 pelo papel que tiveram em alertar sobre os riscos do aquecimento global e por lutarem pela preservação ambiental.
Referência internacional por seu trabalho acadêmico sobre clima e aquecimento global, Nobre construiu sua carreira científica no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), onde se aposentou em 2012, passando a atuar como pesquisador do IEA.