Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA / Conceição Evaristo é eleita a Intelectual do Ano

Conceição Evaristo é eleita a Intelectual do Ano

por Matheus Nistal - publicado 18/09/2023 17:40 - última modificação 18/09/2023 17:41

Conceição Evaristo - Posse A escritora Conceição Evaristo, titular da Cátedra Olavo Setúbal durante os anos de 2022 e 2023, recebeu o Troféu Juca Pato de Intelectual do Ano com a publicação “Canção para ninar menino grande”. A linguista foi a primeira mulher negra a levar a premiação.

Conceição Evaristo introduziu o conceito de “escrevivência”, uma aglutinação das palavras “escrever e vivência”. Nele, a escrita se dá a partir das experiências de quem escreve, sempre refletindo as vivências coletivas com enfoque étnico e de gênero. A autora ganhou em 2017 o prêmio Jabuti, um dos mais tradicionais prêmios literários do Brasil.

A premiação ocorre a partir de votação de todos os associados da União Brasileira de Escritores (UBE). Entre os finalistas estavam Martinho da Vila, com a publicação “Contos sensuais e algo mais”; Maria Vilani, filósofa e poeta, com a obra “Memórias de Maria e um pouquinho de mim”; Marilene Felinto, escritora e jornalista, autora de “Mulher feita e outros contos”; e Pedro Bandeira, escritor de obras infantojuvenis, que concorreu com o livro “Tutifruti”.

O Troféu Juca Pato foi criado em 1962 pelo escritor Marcos Rey. Segundo o regulamento, a láurea é entregue a quem tenha publicado um livro no ano, se destacado em qualquer área do conhecimento e contribuído para o “desenvolvimento e prestígio do País, na defesa dos valores democráticos e republicanos”. Os últimos ganhadores foram o padre Júlio Lancellotti, em 2022; a cartunista Laerte, em 2021; e o ambientalista Ailton Krenak, em 2020.