Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA / Lançada versão digital do livro 'Crises da Democracia'

Lançada versão digital do livro 'Crises da Democracia'

Capa do livro 'Crises da Democracia'

O livro "Crises da Democracia: O Papel do Congresso, dos Deputados e dos Partidos", organizado pelo cientista político José Álvaro Moisés, professor sênior do IEA, agora está disponível também em formato e-book.

Os artigos da obra são resultado de pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa de Política Pública (NUPPs) da USP. Vários dos autores integram também o Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia do IEA.

Relacionado

Notícia

Vídeos

Seminário Crises da Democracia: O Papel do Congresso, dos Deputados e dos Partidos

De acordo com Moisés, o regime democrático ainda não está plenamente consolidado no país, mantendo "déficits e distorções importantes que tornam seu desempenho objeto de críticas cada vez mais severas dos brasileiros".

O livro analisa esses déficits e distorções a partir da avaliação do desempenho dos parlamentares brasileiros e dos principais partidos políticos no período entre 1995 e 2010, explica o organizador.

"A capacidade dos representantes eleitos de desempenharem o seu papel na produção de leis e políticas públicas e de fiscalizar e controlar o Executivo é examinada com base em sua atuação concreta, como no caso das parlamentares brasileiras."

Quanto aos partidos, a desconfiança pública de que são objeto é analisada a partir de sua "incapacidade de efetivamente servirem como canais de mediação das preferências dos eleitores no sistema político", afirma Moisés.

Com 227 páginas, o e-book pode ser adquirido no site da Editora Appris ao preço de R$ 25,00 (a versão impressa, lançada em outubro, custa R$ 57,00).