Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA / Eliana Sousa Silva organiza Festival Mulheres do Mundo

Eliana Sousa Silva organiza Festival Mulheres do Mundo

por Victor Matioli - publicado 27/09/2018 15:35 - última modificação 27/09/2018 15:33

Eliana Sousa Silva - Perfil
Eliana Sousa Silva

Entre os dias 16 e 18 de novembro, a cidade do Rio de Janeiro receberá o Festival Mulheres do Mundo (WOW), um espaço para que as mulheres celebrem suas histórias de lutas e conquistas. Eliana Sousa Silva, atual titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência do IEA-USP e fundadora da ONG Redes da Maré, é uma das organizadoras do festival. Serão realizadas mais de 150 atividades gratuitas ao público — entre debates, apresentações musicais, performances e exposições — em quatro localidades: Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio (MAR), Praça Mauá e Armazém 1 (Pier Mauá).

Idealizado por Jude Kelly, importante referência feminina no mundo das artes e ex-presidente de um dos maiores centros culturais da Europa, o Southbank Centre de Londres, o Festival foi realizado pela primeira vez na capital inglesa, no centenário do Dia Internacional da Mulher em 2010. No total, o WOW já passou por mais de 20 países e deve percorrer mais 53 ainda este ano.

O festival será desenvolvido em quatro dimensões. “Mulheres em diálogo” trará rodas de conversa e trocas de experiência sobre diversos temas; “Mulheres das Artes e Culturas” contará com dezenas de apresentações culturais e artísticas; “Mulheres empreendedoras” será um espaço dedicado a inovações no chamado Mercado Delas; “Mulheres Ativistas”, por fim, apresentará campanhas e atividades de mulheres da sociedade civil.

A edição do Rio de Janeiro será a primeira na América Latina e reunirá 73 convidadas locais, 48 nacionais e 28 internacionais. A realização do Festival é conduzida em parceria pela Redes da Maré, pelo Southbank Centre e pelo British Council. A expectativa de público é de 30 mil pessoas durante os três dias de evento.

Saiba mais no site do Festival ou envie sua pergunta por e-mail.

Foto: Leonor Calasans/IEA-USP