Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA / Pesquisa do grupo nPeriferias e da EACH embasa livro sobre a história de mulheres imigrantes

Pesquisa do grupo nPeriferias e da EACH embasa livro sobre a história de mulheres imigrantes

por Beatriz Herminio - publicado 22/02/2022 16:00 - última modificação 22/02/2022 16:00

Livro EACH
Ilustração de capa do livro Mulheres vizinhas de terras distantes
No dia 3 de fevereiro foi lançado o livro "Mulheres vizinhas de terras distantes", publicado pelo IdeiaSUS/Fiocruz. A publicação é resultado do estudo "Saúde Perinatal em Imigrantes Grávidas: Compreendendo e Intervindo no Contexto Familiar", uma parceria entre a USP e a Universidade do Porto, e é produto de uma colaboração entre os Grupos de Pesquisa "Mulher & Saúde: Violência doméstica no período gravídico puerperal", da EACH, e "nPeriferias", do IEA.

Com a temática da atenção à saúde da mulher imigrante, o livro aborda a história de três mulheres gestantes, imigrantes e vítimas de violência que sonham com um futuro melhor para seus filhos, encarando diferentes tipos de preconceitos e discriminações. O livro é de autoria de Dora Salcedo Barrientos, docente do curso de Obstetrícia da EACH-USP e integrante do nPeriferias; Vitória Gabriela Picolo (EACH-USP), Michele Barros de Souza Simões (UNIFESP), Jadson Marques Dantas (EACH-USP), Nathalya Tavares dos Santos (EACH-USP), Cintia Magalhães Neia (USP) e Stefanie Sussai (USP).

Na transmissão de lançamento, os participantes agradeceram ao nPeriferias por "todo o apoio e espaço gerador de ideias e discussões". O grupo investiga as periferias no que diz respeito às violências e estigmatizações sofridas por grupos periféricos, com o objetivo de produzir trabalhos que tenham impacto social e desenvolvam novas teorias e conhecimentos junto às pessoas que vivem as realidades sociais estudadas.

Mais informações sobre o lançamento podem ser encontradas aqui.