Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA / Membros do IEA são nomeados para o novo Conselhão

Membros do IEA são nomeados para o novo Conselhão

por Matheus Nistal - publicado 04/05/2023 17:55 - última modificação 05/05/2023 11:46

Os convidados para participar do conselho irão assessorar o presidente da República

O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), mais conhecido como “Conselhão” e recriado recentemente pelo governo federal, tem entre seus novos conselheiros a vice-diretora do IEA Roseli de Deus Lopes, professora da Escola Politécnica; e Glauco Arbix, membro do Núcleo de Apoio à Pesquisa Observatório da Inovação e Competitividade (OIC) do IEA.

Reunido nesta quinta-feira, 4 de maio, pela primeira vez este ano, o “Conselhão” tem a competência de assessorar o presidente da República na formulação de políticas e diretrizes visando o desenvolvimento econômico social sustentável. O conselho também pode criar grupos de trabalhos e comissões temáticas destinados ao estudo e à elaboração de propostas sobre temas específicos. Os conselheiros são indicados pelo presidente por terem ilibada conduta e reconhecida liderança e representatividade.

Roseli de Deus Lopes - Perfil

Glauco Arbix - Perfil

Roseli de Deus Lopes Glauco Arbix

Roseli é engenheira eletrônica e, desde 2014, coordenadora dos Programas Institucionais CNPq, PIBIC-EM, PIBIC e PIBITI da USP. É vice-coordenadora do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas, coordenadora geral e responsável pela concepção e viabilização da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Integrou a diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e é conselheira do InovaUSP, Centro de Inovação da USP.

Professor titular da USP, Glauco é coordenador de impacto no Center for Artificial Intelligence (C4AI), coordenador da área de Humanidades do Centro de Inteligência Artificial-USP-Fapesp-IBM e tinker professor da University of Wisconsin-Madison. Presidiu o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Os acadêmicos ligados ao IEA fazem parte do grupo de 246 conselheiros, também formado por outros integrantes vinculados à USP:  Floriano Marques Neto e Maria Paula Dallari Bucci, da Faculdade de Direito (FD); Carlos Luque, da Faculdade de Economia e Administração (FEA); Lilia Moritz Schwarcz, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH); Ludhmila Hajjar e Roberto Kalil Filho, da Faculdade de Medicina; e Neca Setubal e Pedro Wongtschowski, que fazem parte do Conselho Consultivo da USP. Helena Nader, presidente da Academia Brasileira de Ciências e ex-titular da Cátedra Olavo Setubal, também integra o Conselhão.

registrado em: ,