Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA / Morre a psicóloga e professora Ecléa Bosi

Morre a psicóloga e professora Ecléa Bosi

por Vinícius Sayão - publicado 10/07/2017 14:10 - última modificação 11/07/2017 10:17

Ecléa Bosi
Ecléa Bosi em evento da Universidade Aberta, em agosto de 2011

Morreu aos 80 anos Ecléa Bosi, psicóloga e professora emérita da Universidade de São Paulo. Ela sofreu um infarto na madrugada desta segunda-feira, 10 de julho.

Formada em psicologia pela própria USP, onde também fez mestrado (1970) e doutorado (1971) em Psicologia Social, Ecléa atuava, principalmente, nos seguintes temas: psicologia, memória e cultura.

Na revista “Estudos Avançados”, publicou quatro artigos: "Memórias da Psicologia", (nº 22, 1994); "O Campo de Terezin" (nº 37, 1999); "Memória da cidade: lembranças paulistanas" (nº 47, 2003) e “Traduzindo o Leopardi”, (nº 76, 2012).

Era casada com Alfredo Bosi, ex-diretor do IEA e editor da “Estudos Avançados”, professor de literatura brasileira na USP e integrante da Academia Brasileira de Letras. Com ele, teve dois filhos, Viviana e José Alfredo.

Além de idealizar e coordenar a Universidade Aberta à Terceira Idade – projeto que traz idosos para as salas de aula da Universidade, com cursos e atividades gratuitas, Ecléa escreveu diversas obras. Entre as mais importantes, estão “Memória e Sociedade”, “Velhos Amigos” e “Cultura de Massa e Cultura Popular”.

Recebeu o título de Professor Emérito pelo Instituto de Psicologia da USP em outubro de 2008. No ano seguinte, ganhou o prêmio internacional Ars Latina por “Memória e Sociedade”. Também recebeu o Troféu Loba Romana, em homenagem à sua contribuição para a comunidade italiana no Brasil.

O velório será nesta segunda-feira no Cemitério São Paulo, a partir das 12h. O cemitério fica localizado na Rua Cardeal Arcoverde, 1250, no bairro Pinheiros.

Foto: Mauro Bellesa - IEA/USP