Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA / Pesquisadores do IEA conquistam importantes prêmios da comunidade científica

Pesquisadores do IEA conquistam importantes prêmios da comunidade científica

por Victor Matioli - publicado 12/12/2018 18:20 - última modificação 13/12/2018 15:29

Vera Lúcia Imperatriz FonsecaHernan Chaimovich

No mês de dezembro, dois acadêmicos que tiveram intensa atuação no IEA-USP receberam importantes prêmios da comunidade científica nacional e internacional. A bióloga Vera Lúcia Imperatriz-Fonseca, ex-coordenadora do Grupo de Pesquisa Serviços de Ecossistemas do IEA e atualmente integrante deste grupo, foi laureada na categoria “Mérito Científico” do 29º Prêmio Jovem Cientista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Hernan Chaimovich Guralnik, bioquímico que atuou como vice-diretor do IEA entre 2006 e 2009, venceu o Prêmio de Diplomacia Científica 2018 da Parceria Regional para América Latina e Caribe da Academia Mundial de Ciências (TWAS-Lacrep).

Vera Lúcia recebeu o prêmio das mãos do presidente Michel Temer no dia 5 de dezembro, durante uma cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília. Atualmente pesquisadora do Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável, sediado em Belém (PA), a bióloga foi condecorada pela vasta contribuição em pesquisas sobre abelhas nativas e polinização. Pelo IEA, Vera publicou os livros Guia ilustrado de abelhas polinizadoras no BrasilManejo dos polinizadores e polinização de flores do maracujazeiro, ambos de 2014, e Polinizadores do Brasil: Contribuição e Perspectivas para a Biodiversidade, Uso Sustentável, Conservação e Serviços Ambientais (ed. Edusp, 2012), somente na versão impressa.

Chaimovich, hoje coordenador adjunto de Programas Especiais e Colaborações em Pesquisa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), também foi membro do extinto Grupo de Pesquisa Política Científica e Tecnológica do IEA. A condecoração da TWAS-Lacrep levou em consideração os esforços do professor para a melhoria da diplomacia científica brasileira. O bioquímico, que foi vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), incentivou largamente a internacionalização da USP e a expansão das relações científicas entre o Brasil e outros países das Américas.