Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA / Virgilio Almeida, da Cátedra Oscar Sala, vence o Prêmio FCW de Ciência 2023

Virgilio Almeida, da Cátedra Oscar Sala, vence o Prêmio FCW de Ciência 2023

por Fernanda Rezende - publicado 22/08/2023 09:19 - última modificação 22/08/2023 09:19

Virgílio Almeida - PerfilO titular da Cátedra Oscar Sala, Virgilio Almeida, irá receber o Prêmio FCW de Ciência em 2023 pela pesquisa de excelência que realiza na área da Ciência da Computação. A premiação é concedida pela Fundação Conrado Wessel e será entregue em cerimônia em outubro.

Professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e um dos principais especialistas do país em inteligência artificial, Almeida é professor no Departamento de Ciência da Computação da UFMG e professor associado ao Berkman Klein Center da Harvard University. Pesquisador 1A do CNPq, é membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia Mundial de Ciências. Foi secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Seus interesses atuais em pesquisa são especialmente o impacto social dos algoritmos e governança e políticas públicas para tecnologias digitais.

"Sinto-me profundamente honrado por ter sido escolhido para o Prêmio FCW, que marca a primeira vez que é atribuído à Ciência da Computação. O Prêmio representa uma valorização da pesquisa nessa área dinâmica e que conta com uma comunidade de pesquisadores brilhantes. Espero que a concessão do Prêmio ajude a atrair talentos para um campo de extrema importância para o futuro do Brasil", disse Almeida.

A escolha de Almeida aconteceu nesta segunda-feira (21/08) pela Comissão Julgadora, presidida por Helena Nader (professora emérita da Escola Paulista de Medicina e presidente da ABC) e composta por: Avelino Zorzo (coordenador de Programas Profissionais da área de Computação da Capes/MEC), Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho (diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep), Demi Getschko (diretor presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br), Fabio Cozman (diretor do Center for Artificial Intelligence – C4AI), Jacques Wainer (professor do Instituto de Computação da Unicamp), Marcio de Castro Silva Filho (diretor científico da FAPESP), Ricardo Galvão (presidente do CNPq) e o Almirante de Esquadra Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, diretor geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha.

Com informações da Fundação Conrado Wessel