Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Renato Janine Ribeiro, professor honorário do IEA, é eleito presidente da SBPC

Renato Janine Ribeiro, professor honorário do IEA, é eleito presidente da SBPC

por Fernanda Rezende - publicado 22/06/2021 15:50 - última modificação 22/06/2021 15:54

Filósofo venceu a disputa com 1.205 votos.

Renato Janine Ribeiro SBPC
Renato Janine Ribeiro, eleito presidente da SBPC
O filósofo e ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro foi eleito nesta segunda-feira, 21, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para o biênio 2021-2023. Professor honorário do IEA, ele já integrou o Conselho Deliberativo do Instituto e coordenou o Grupo de Pesquisa O Futuro nos Interpela. Na USP, ele é professor titular do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Leia sua proposta de trabalho na SBPC ou assista ao vídeo.

Janine disputou o cargo com Carlos Alexandre Netto, professor titular e ex-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), membro da Academia Brasileira de Ciência (ABC), e venceu com 1.205 dos 1.914 votos. O físico Paulo Artaxo, professor da USP e membro do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA, foi um dos dois vice-presidentes eleitos.

Durante a campanha, um grupo de cientistas divulgou manifesto em apoio a Janine.

“Hoje impera no Brasil uma política que, por desígnio ou inépcia, hostiliza o conhecimento e a vida. A tarefa urgente e prioritária da comunidade científica e acadêmica é defender a herança do Iluminismo que são as ciências, e este valor supremo que é a vida. O quadro é grave e precisamos de união, disposição e capacidade de enfrentamento. Não basta defender nossas antigas bandeiras. A sociedade brasileira e a comunidade científica estão em risco de se tornarem irrelevantes”, escreveram os 102 apoiadores de diversas instituições acadêmicas nacionais.

Guilherme Ary Plonski, diretor do IEA que assinou o manifesto, parabenizou Janine pela vitória e cumprimentou o professor Ildeu de Castro Moreira (presidente da SBPC desde 2017) "pela gestão corajosa, à altura destes tempos especialmente desafiadores para a ciência e para a sociedade brasileira como um todo". "Conte com o Instituto no esforço coletivo de construção de uma nação moderna, alicerçada no conhecimento fundamentado", disse a Janine.

Perfil

Ministro da Educação em 2015, no governo de Dilma Rousseff, Janine graduou-se em filosofia na FFLCH, fez o mestrado na Université Paris 1 Pantheon Sorbonne e o doutorado também na FFLCH. Realizou pesquisa de pós-doutorado na British Library, Reino Unido, e foi professor visitante da Columbia University, Estados Unidos. Suas pesquisas estão relacionadas com os temas: Thomas Hobbes, filosofia, democracia, política, teoria política, filosofia política, republicanismo, universidade, Brasil e Inglaterra.

Dois de seus nove livros são "A sociedade contra o Social: O Alto Custo da Vida Pública no Brasil" (2000) e "A Universidade e a Vida Atual — Fellini Não Via Filmes" (2003). Organizou 18 livros e escreveu 78 capítulos de livros, 81 artigos publicados em periódicos especializados. Janine contribui regularmente com jornais e revistas brasileiros, sendo colaborador semanal do jornal "Valor Econômico ".

Janine foi conselheiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) (1993-1997) e da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC) (1997-1999), do qual também foi secretário (1999-2001). Como diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) (2004-2008), Janine coordenou as avaliações trienais de mais de 2.500 cursos de mestrado e doutorado no Brasil em 2004 e em 2007. Também integrou o Conselho Superior de Estudos Avançados da Fiesp e o Conselho Consultivo do Centro de Arte Contemporânea Inhotim.

Na USP, além de conselheiro do IEA (2011-2014), foi membro da  Comissão de Ética (2010-2012), representante dos professores titulares no Conselho Universitário (2009-2011) e presidente da Comissão de Cooperação Internacional da USP (1991-1994).

Colaborou Mauro Bellesa