Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Segunda fase da Intercontinental Academia começa dia 6 no Japão

Segunda fase da Intercontinental Academia começa dia 6 no Japão

por Fernanda Rezende - publicado 02/03/2016 14:50 - última modificação 09/03/2016 09:36

Projeto vai até o dia 18 de março, em Nagoya e Tóquio. Atividades serão transmitidas ao vivo e incluem conferências com dois vencedores do Prêmio Nobel, o físico Toshihide Maskawa e o químico Ryoji Noyori.

Aviso: Devido a questões de direitos autorais, as conferências de Ryoji Noyori e Toshihide Maskawa não serão transmitidas on-line.

Os participantes da primeira Intercontinental Academia se reunirão de 6 a 18 de março em Nagoya, no Japão, para a segunda fase do projeto. Quase um ano depois do encontro em São Paulo organizado pelo IEA, os treze jovens pesquisadores se preparam para concluir os estudos sobre o tema “tempo” e o conteúdo para um Massive Open Online Course (Mooc).

Esta fase é organizada pelo Institute for Advanced Research (IAR) da Nagoya University, mas conta com o apoio e suporte técnico do IEA. Além do ex-diretor do Instituto, Martin Grossmann, que integra o comitê científico do projeto, dois funcionários do IEA estarão em Nagoya. Rafael Borsanelli e Sérgio Bernardo foram convidados pelos japoneses a integrarem a equipe técnica do evento.

Maskawa e Noyori
Maskawa e Noyori, vencedores do Nobel de física e química em 2008 e 2001

A programação no Japão inclui conferências com dois ganhadores do Prêmio Nobel, ambos da Nagoya University: o físico Toshihide Maskawa e o químico Ryoji Noyori. Maskawa dará aula magna no dia 7 de março, às 13h30, seguido por Noyori, que falará às 15h. Maskawa e Noyori integram um roll de seis vencedores do Nobel provenientes da mesma universidade.

Em 2008, Maskawa e seu colega Makoto Kobayashi levaram o prêmio pelo trabalho que previu a existência de pelo menos três famílias de quarks (uma das três partículas hipotéticas que constituiriam a base de todas as partículas atômicas conhecidas) na natureza. Noyori, que foi homenageado com o Nobel em 2001, dividiu o prêmio com o americano William Knowles pelo estudo da produção de moléculas catalisadoras para a síntese assimétrica de moléculas quirais em reações de hidrogenação.

Além de Maskawa e Noyori, cerca de 30 expoentes da biologia, física, humanidades, ciências sociais e artes farão conferências ao longo dos 12 dias de encontro. O grupo de jovens também participará de atividades com o reitor da Nagoya University, Michinari Hamaguchi, para discutir o ensino superior e a pesquisa acadêmica no Japão (dia 7 de março, às 18h30, horário do Japão), e com o ex-diretor do Institute for Advanced Study de Princeton, Peter Goddard, para falar sobre o desenvolvimento e o papel dos institutos de estudos avançados (dia 11 de março, às 13h, horário do Japão). As atividades acontecerão no campus da Nagoya University e da Waseda University, em Tóquio. Veja a programação completa.

Todas as conferências serão transmitidas ao vivo pelo site do IEA e da Intercontinental Academia. Os vídeos também serão disponibilizados no site do IEA posteriormente.

Relacionado

Todas as notícias da Intercontinental Academia

O projeto

A Intercontinental Academia é um programa da University-Based Institutes for Advanced Study (Ubias), rede que reúne 36 institutos de estudos avançados de universidades de todos os continentes. O IEA-USP e o IAR-Nagoya são os responsáveis pela primeira edição. A fase realizada no Brasil está inserida no programa Redes Globais de Jovens Pesquisadores da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, sediada no IEA e que tem o apoio do Itaú Cultural.

A segunda edição da Intercontinental Academia, com início marcado para o dia 7 de março em Israel, terá como tema a dignidade humana. Os organizadores são o Instituto Israel para Estudos Avançados da Universidade Hebraica de Jerusalém e o Centro para Pesquisas Interdisciplinares (Zentrum für interdisziplinäre Forschung - ZiF) da Universidade de Bielefeld. Akemi Kamimura, advogada e militante dos direitos humanos, será um dos 21 jovens pesquisadores integrantes do projeto. Ela foi indicada pelo IEA para participar da segunda edição, que terá 17 mulheres entre os jovens pesquisadores.