Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Cátedra Oscar Sala abre inscrições para grupo de estudos sobre a interação humano-algoritmo

Cátedra Oscar Sala abre inscrições para grupo de estudos sobre a interação humano-algoritmo

por Beatriz Herminio - publicado 03/06/2022 15:15 - última modificação 09/06/2022 12:35

Estão abertas até 20 de junho as inscrições para pesquisadores interessados em participar de grupo de estudos sobre interação humano-algoritmo da Cátedra Oscar Sala.

A Cátedra Oscar Sala está selecionando pesquisadores interessados em integrar grupo de estudos sobre temas relacionados às Interações Humano-Algoritmo para atuar no acompanhamento crítico das atividades coordenadas pelo atual titular, o cientista da computação Virgílio Almeida. As inscrições devem ser feitas até as 15h do dia 15 de junho através de formulário online, ao qual devem ser anexados currículo e carta que descreva o interesse do pesquisador (uma página).

A temática dos estudos envolve conhecimentos de diferentes áreas, como ciências sociais e humanas, ciência da computação e engenharias, direito e ciências da saúde [veja aqui os temas a serem desenvolvidos pelos pesquisadores e o calendário de atividades].

O resultado da seleção será divulgado em 20 de junho. Serão escolhidos até 30 pesquisadores, que se reunirão uma vez por mês (junho-2022 a maio-2023), sempre às sextas-feiras, das 16 às 18h. Os encontros mensais e as demais atividades, destinadas a estudos orientados dos projetos de pesquisa e produção de textos, serão realizados a distância.

Cátedra

A Cátedra Oscar Sala é uma parceria do IEA com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) no âmbito de convênio entre a USP e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Suas atividades são abertas à participação de professores, pesquisadores e personalidades brasileiras e estrangeiras.

O foco da cátedra é aprofundar o conhecimento sobre a internet, seu funcionamento, suas aplicações e ferramentas. O projeto desenvolvido por Virgílio Almeida a partir de abril de 2022 é dedicado ao estudo do comportamento das interações entre humanos, algoritmos, sistemas de inteligência artificial e robôs enquanto fatores essenciais para a construção de mecanismos de governança digital, de forma a aproveitar os benefícios dos avanços tecnológicos e minimizar seus impactos negativos.