Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Cátedra Olavo Setubal seleciona bolsista de pós-doutorado para pesquisa sobre saberes das mulheres indígenas

Cátedra Olavo Setubal seleciona bolsista de pós-doutorado para pesquisa sobre saberes das mulheres indígenas

por Fernanda Rezende - publicado 08/02/2024 09:50 - última modificação 19/02/2024 11:39

Candidatos podem se inscrever das 10h do dia 8 até as 18h de 21 de fevereiro.

Relacionado

Notícia

A Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência lançou edital para seleção de pesquisador de pós-doutorado nas áreas de antropologia, psicologia, pedagogia, saúde pública, artes, literatura, estudos culturais, direitos humanos ou áreas afins. O selecionado receberá bolsa de R$ 9.047,40 por 12 meses e colaborará para o programa Caminho da Cutia: territórios e saberes das mulheres indígenas, liderado pelas titulares da Cátedra em 2024, as indígenas Arissana Pataxó, Francy Baniwa e Sandra Benites.

Os candidatos podem se inscrever das 10h do dia 8 até as 18h de 21 de fevereiro por meio do preenchimento de formulário e envio de documentos, incluindo pré-projeto de pesquisa e carta de motivação. Será necessário comprovar desempenho acadêmico e produção científica relacionados à temática indígena e experiência em trabalho de campo, realização de entrevistas, levantamento de conteúdos, e em pesquisas com povos indígenas. São diferenciais a habilidade na operação de equipamentos de áudio e vídeo e de aplicativos para o desenvolvimento da pesquisa e sua comunicação.

Veja todos os requisitos no edital.

No dia 1º de março será divulgada a lista dos selecionados para entrevista nos dias 4 e 5 com a coordenação da Cátedra e as catedráticas. A divulgação do resultado final do processo seletivo acontecerá no dia 7 de março, no site do IEA.

Atividades

O bolsista participará do planejamento das ações relacionadas ao programa da trinca, do desenvolvimento de pesquisas, organização e realização de encontros e ciclos de palestras, eventual execução de curso que poderá ser oferecido no segundo semestre, bem como da elaboração dos produtos da titularidade. É necessário ter disponibilidade para viagens para trabalho de campo.

Durante as atividades, o pós-doutorando irá interagir constantemente com a coordenação da Cátedra e o corpo funcional do IEA-USP, tanto em reuniões quanto na organização e produção das atividades administrativas, culturais e acadêmicas.

São deveres do bolsista e condições para permanência no Programa de Bolsas:

· Apresentar bom desempenho acadêmico;

· Cumprir as atividades propostas no projeto;

· Cumprir a carga horária prevista;

· Respeitar o cronograma de execução do projeto;

· Não ter vínculo empregatício e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas;

· Apresentar relatório de atividades parciais e final;

· Não acumular o recebimento de bolsas;

· Fazer referência à condição de bolsista da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência nas publicações, trabalhos apresentados e quaisquer outros meios de divulgação dos resultados do projeto;

· O cumprimento do Código de Ética da USP e, conforme o projeto de pesquisa, eventuais normas éticas específicas.

 

A Cátedra Olavo Setubal é uma iniciativa do IEA em parceria com a Fundação Itaú. Foi criada em 2015 com o intuito de fomentar reflexões interdisciplinares sobre temas acadêmicos, artístico-culturais e sociais nos âmbitos regional e global.