Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Cátedra Olavo Setubal seleciona 3 pesquisadores da graduação

Cátedra Olavo Setubal seleciona 3 pesquisadores da graduação

por Fernanda Rezende - publicado 10/10/2022 09:55 - última modificação 25/10/2022 08:31

Interessados devem se inscrever por meio de formulário online.

Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência está com editais abertos para seleção de um pesquisador de pós-doutorado e três estudantes da graduação da USP. Todos irão desenvolver projeto sobre o conceito de escrevivência em colaboração com a escritora Conceição Evaristo, titular da cátedra, e sob supervisão de Martin Grossmann, coordenador acadêmico.

O edital para pós-doutorado prevê inscrição até 24 de outubro, até as 18h, por meio de formulário online. No dia 4 de novembro será divulgada a lista dos aprovados para a entrevista. O selecionado ao final do processo receberá bolsa de R$ 8.479,20, por um período de 12 meses. Saiba mais. (PRAZO ENCERRADO)

Já os graduandos podem se inscrever de 17 a 31 de outubro, via formulário online, de acordo com o edital. No dia 14 de novembro será divulgada a lista dos selecionados para a etapa da entrevista, com resultado final previsto para sair no dia 28 de novembro. A bolsa para dedicação de 15 horas semanais será de R$ 750, com início no dia 1° de dezembro e validade de 12 meses. Leia mais.

Bolsa de pós-doutorado

Para se candidatar, é necessário ter título de doutor (de instituição nacional ou equivalente obtido em instituições do exterior) nas áreas de literatura, teoria da literatura, linguística, psicologia, educação, história, estudos culturais, direitos humanos ou áreas afins. Deve-se ainda comprovar desempenho acadêmico e produção científica relacionados à temática negra, nas áreas de literatura, teoria da literatura, linguística, psicologia, educação, história, estudos culturais, direitos humanos e áreas afins.

O objetivo da pesquisa será contribuir para a titularidade de Conceição na cátedra e para a construção de produto teórico relacionado ao conceito de "escrevivência", utilizado pela escritora para referir-se à escrita que nasce do cotidiano, das lembranças, das experiências de vida dela, das mulheres negras e do povo afro-brasileiro em geral.

Assim, o selecionado deverá participar do planejamento e das ações do Grupo de Estudos em Escrevivência, criado para acompanhar o programa da titularidade, bem como do legado do Projeto Democracia, Artes e Saberes Plurais (DASP), especialmente da Plataforma digital Conexões USP-Periferias e do banco de dados gerados pelo Censo Vizinhança USP.

Inscrição

Os interessados podem se inscrever pelo formulário e realizar todos os procedimentos indicados, com o upload dos seguintes documentos:

1. Súmula curricular atualizada (máximo de 4 páginas, preferencialmente seguindo o padrão da Fapesp);
  2. Pré-projeto de pesquisa que pretende desenvolver, contendo proposta de título, resumo e palavras-chave, formulação do problema, potencial de interdisciplinaridade e referências bibliográficas (máximo de 5 páginas);
  3. Carta de apresentação com motivação e interesse no programa proposto pela catedrática, destacando habilidades e capacitação que contribuam com as atividades da Cátedra (até 3 mil caracteres com espaço);
  4. Algum item de produção acadêmica relacionada às áreas temáticas abrangidas por este edital (artigo, dissertação ou tese etc.).

É preciso que o pré-projeto de pesquisa esteja relacionado às temáticas abordadas nas atividades coordenadas pela titular da Cátedra no período 2022/2023. Ou seja, a partir do conceito de escrevivência, propor um aprofundamento nas questões que envolvem a língua portuguesa, suas variações, construções e expressões; ao modo como as classes populares se apropriam da língua portuguesa; à subjetividade negra diante do racismo; e à produção literária atual das e nas periferias.

• Período de Inscrições - 10 a 24 de outubro
  • Divulgação selecionados para entrevista - 4 de novembro
  • Período de entrevistas - 8 e 9 de novembro
  • Divulgação resultado final - 11 de novembro
  • Período para desenvolvimento do plano de pesquisa - 11 a 30 de novembro
  • Início da pesquisa / vigência da bolsa - 1° de dezembro

Bolsa para alunos da graduação

A seleção dos estudantes levará em consideração as motivações expressas em carta de interesse pela participação nessas atividades e também o perfil do estudante. Serão priorizados alunos dos cursos de graduação em Letras, Psicologia, História, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia ou áreas afins.

Os bolsistas deverão atuar nas atividades da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência e com Conceição, de acordo com os objetivos do programa de sua titularidade. O selecionado deverá participar do planejamento e das ações do Grupo de Estudos em Escrevivência, criado para acompanhar o programa da titularidade, bem como do legado do Projeto Democracia, Artes e Saberes Plurais (DASP), especialmente da Plataforma digital Conexões USP-Periferias e do banco de dados gerados pelo Censo Vizinhança USP.

• Período de Inscrições - 17 a 31 de outubro
  • Divulgação selecionados para entrevista - 14 de novembro
  • Período de entrevistas - 21 a 25 de novembro
  • Divulgação resultado final - 28 de novembro
  • Início da pesquisa / vigência da bolsa - 1° de dezembro

Leia a íntegra do edital.