Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Relações entre estruturas de paisagem e serviços ecossistêmicos são tema de seminário

por Victor Matioli - publicado 19/04/2018 14:25 - última modificação 25/04/2018 13:22

Os chamados “serviços ecossistêmicos” representam o conjunto de bens e serviços (tanto materiais quanto abstratos) que podem ser obtidos nos ecossistemas. A quantidade, qualidade e diversidade destes serviços podem ser influenciados pelas dinâmicas do espaço, chamadas de “estruturas de paisagem”. O IEA receberá o seminário Linking Landscape Structure to Ecosystem Services, no dia 26 de abril, às 9h.

Martine Maron e Jonathan Rodhes - 2018
Os professores australianos Martine Maron e Jonathan Rhodes serão os expositores do encontro

Os chamados “serviços ecossistêmicos” representam o conjunto de bens e serviços (tanto materiais quanto abstratos) oferecidos pelos ecossistemas. A quantidade, qualidade e diversidade destes serviços podem ser influenciados pelas dinâmicas do espaço, chamadas de “estruturas de paisagem”. A fim de debater as relações que se estabelecem entre estes dois conceitos, o Grupo de Pesquisa Serviços de Ecossistemas realiza o seminário Linking Landscape Structure to Ecosystem Services no dia 26 de abril, às 9h. O evento é gratuito, em inglês (sem tradução) e conta com transmissão ao vivo pela web. Para participar presencialmente, é necessário se inscrever.

O encontro terá exposições dos professores Jonathan Rhodes e Martine Maron, ambos da School of Earth and Environmental Sciences (SEES) da Universidade de Queensland, na Austrália, e será coordenado por Jean Paul Walter Metzger, professor do Instituto de Biociências (IB) da USP e coordenador do grupo de pesquisa do IEA.

Rhodes fará a apresentação “O papel da estrutura da paisagem para a prestação de serviços ecossistêmicos”, na qual pretende desenvolver uma nova estrutura conceitual que considere explicitamente os vínculos entre a fragmentação da paisagem, a oferta e o fluxo de serviços para as pessoas. Segundo ele, a fragmentação da paisagem pode ter efeitos tanto positivos quanto negativos sobre o fluxo dos serviços ecossistêmicos. Estes efeitos serão analisados durante o seminário através de hipóteses testáveis construídas a partir da estrutura conceitual de Rhodes.

Na exposição “Os Muitos Significados de No Net Loss (NNL) na Política Ambiental”, Martine examinará as políticas NNL e os objetivos relacionados e identificar três formas principais de cenário de referência. Além disso, pretende categorizar as políticas NNL como relacionadas a metas de políticas abrangentes ou a respostas a impactos específicos e aumentar a transparência sobre quais delas são realmente projetadas para alcance.

Linking Landscape Structure to Ecosystem Services
26 de abril, 9h
Auditório IEA, Rua Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito, em inglês (sem tradução) e com transmissão ao vivo pela internet