Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário analisa história do Brasil com base no processo de transição energética

por Victor Matioli - publicado 05/10/2018 16:04 - última modificação 05/10/2018 16:04

O Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina do IEA-USP realizará o evento Transições Energéticas na História no Brasil, no dia 8 de novembro, a partir das 11h30.
Gás Natural

Existem diversas maneiras de analisar a história do Brasil. Uma delas é compreender a maneira pela qual a matriz energética brasileira se deslocou de uma fonte para outra através do tempo. Com essa finalidade, o Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina do IEA-USP realizará o evento Transições Energéticas na História no Brasil, no dia 8 de novembro, a partir das 11h30. Os interessados em participar presencialmente devem se inscrever com antecedência. Haverá transmissão ao vivo pela internet, para a qual não é necessário se inscrever.

Além de explorar a dinâmica das transições energéticas brasileiras, o encontro buscará ultrapassar a concepção da energia como algo meramente natural, e pensar sobre seus processos, mecanismos, efeitos e as alterações do ambiente ocasionadas por seus usos.

A expositora será Drielli Peyerl, pós-doutoranda do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP e pesquisadora do Research Centre for Gas Innovation da Escola Politécnica (EP) da USP. O encontro será moderado por Gildo Magalhães dos Santos Filho, professor do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e coordenador do Grupo de Pesquisa Khronos.

De acordo com os organizadores do evento, o Brasil tem passado por várias transições relacionadas a questões energéticas, que vão desde a criação de políticas públicas, o reconhecimento do território e utilização dos recursos naturais, iniciativas governamentais e privadas, até o impacto social, ambiental e
econômico que essas transições geram no decorrer da história.

Essa conjuntura configura, atualmente, um dos principais paradigmas dos discursos de políticas públicas e estratégias governamentais e privadas relacionadas à energia. A exposição de Drielli busca, portanto, introduzir “uma nova leitura sobre o processo de transição energética na história do Brasil, junto com novas perspectivas a curto e longo prazo”.

Foto: Tim Evanson/Flickr

Transições Energéticas na História no Brasil
8 de novembro, às 11h30
Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo